22 de ago. de 2017

ÁGUA TRATADA NAS ESCOLAS SÃO JOÃO BATISTA E PASSO DO MACHADO

A prefeitura de Pinheiro Machado abandonará definitivamente o uso de água retirada de cacimbas para o consumo de alunos, professores e funcionários das escolas São João Batista e Passo do Machado. Para isso, até o final do mês caixas d’água de grande capacidade serão instaladas nos dois estabelecimentos de ensino. Os reservatórios serão abastecidos com água tratada pela Corsan. 

Os poços nas duas escolas deixaram de ser usados preventivamente após um ex-fiscal da vigilância sanitária do município ter postado em Redes Sociais que a água das cacimbas estaria contaminada. Desde então, os alunos consomem água mineral, fervida ou filtrada. Amostras da água dos poços também foram encaminhadas para análise junto ao Laboratório Central do Estado (Lacen). 

Uma parceria entre a Prefeitura e o Exército Brasileiro permitirá que caminhões pipa do Exército sejam utilizados para abastecer as caixas d’água. A Escola São João Batista receberá um reservatório de 15 mil litros. Já a Escola Passo do Machado receberá uma caixa d’água com capacidade para armazenar 10 mil litros. Outra caixa d’água de 5 mil litros será utilizada como reserva técnica. 

Escolas receberão cisternas 

As duas escolas também foram beneficiadas pelo Programa Água Para Todos, do Governo do Estado, e receberão cisternas com placas de cimento e capacidade para armazenar 52 mil litros de água. 

O anúncio foi feito no mês passado, no Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori e do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. 

Relembre o caso 
– No final do mês de julho, um servidor que atuava como fiscal da Vigilância Sanitária no município postou em uma Rede Social que a água consumida nas escolas e unidades básicas de saúde das localidades do Passo do Machado e São João Batista estava contaminada. 

– Durante o período em que estava no exercício da função, o servidor, em momento algum, havia notificado a Secretaria Municipal de Educação sobre a suposta contaminação da água. 

– Por motivo de precaução, os bebedouros das escolas São João Batista e Passo do Machado foram lacrados à época e a comunidade passou a consumir água mineral, fervida ou filtrada.

Foto: Roberto Witter
http://www.pinheiromachado.rs.gov.br/prefeitura-ira-disponibilizar-agua-tratada-em-caixas-dagua-nas-escolas-sao-joao-batista-e-passo-do-machado/

Nenhum comentário: