18 de ago. de 2017

GOVERNO DO RS PROMETE INCLUIR REGIÃO EM PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO

A audiência realizada, na quarta-feira, com o chefe da Casa Civil, Fábio Branco, para discutir o Plano Carboquímico do Estado mobilizou lideranças políticas e do setor que comemoraram o anúncio do Executivo estadual de que a região da Campanha será incluída nessa proposta. O motivo para a reunião e a mobilização foi a necessidade de que a região da Campanha fosse incluída no plano, visto que, inicialmente, o polo carboquímico no Estado contemplaria apenas a região do baixo Jacuí. 

Esse cenário foi projetado após a visita do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, à mineração a céu aberto do baixo Jacuí, nas instalações da empresa Copelmi Mineração Ltda., em Butiá, quando foi destacado que apenas essa região estaria inserida no plano. Dessa forma, uma comitiva formada por deputados estaduais como Luís Augusto Lara (PTB) e Liziane Bayer (PSB), além de representantes da Companhia Rio-grandense de Mineração (CRM), Famurs e Sinpec-RS; prefeitos e vereadores de Bagé, Candiota, Herval, Piratini, Pedras Altas, Hulha Negra, Pinheiro Machado e Aceguá e do Sindicato dos Mineiros de Candiota foram até Porto Alegre, para participar do debate sobre as reservas minerais da região, solicitando que elas também fossem inclusas no plano. 

Presente no encontro, o secretário de Minas e Energia, Artur Lemos, reforçou que o Estado quer atrair investimento e que cerca de 90% das reservas em solo gaúcho têm investimento público. “Nesse sentido, independente da região em que se localizarem potenciais empreendimentos, queremos viabilizar comercialmente a cadeia produtiva e fortalecê-la a partir dessa matéria-prima", sinalizou Branco. "Temos a 15ª reserva de carvão no mundo. O governo vai ser indutor da cadeia carbonífera", prometeu Lemos. 

Já o prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, destacou que quando houve o anúncio, com divulgação na imprensa, de que o plano consistiria em projetos para o baixo Jacuí, formou-se uma verdadeira mobilização para que se conseguisse a inclusão do carvão da região nessa ação. “É uma proposta que trará resultados em longo prazo, mas que já tem projetos futuros que avançam por conta do nosso carvão. Então é uma grande vitória para todos nós da Campanha e que agora temos que trabalhar para que os projetos se concretizem nesse polo”, ressaltou. 

O resultado da audiência também foi celebrado pelo vice-presidente do Sindicato dos Mineiros de Candiota, Edson Budó. “Valeu a mobilização que se fez presente na reunião e em todo o processo dessa importante demanda para a nossa região”, concluiu.

http://www.jornalfolhadosul.com.br/noticia/2017/08/18/governo-do-estado-promete-incluir-regiao-em-proposta-de-desenvolvimento

Nenhum comentário: