20 de nov. de 2017

Acinser intensifica operações que visam combate à carne sem procedência

O Acinser, desde 2013, intensificou o combate à receptação de produtos de origem animal e seus derivados, buscando eliminar do mercado as carnes sem procedência comprovada e, principalmente, sem a inspeção sanitária, pelos órgãos competentes como Sistema de Inspeção Municipal (SIM), Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CISPOA) e Sistema de Inspeção Federal (SIF). 

Essa preocupação, conforme o coordenador do Acinser, Reni Dorneles, tem o intuito, de proteger os consumidores de graves zoonoses como a tuberculose, transmitida pelo leite não tratado e pelos queijos caseiros comercializados, além da doença mais grave a cisticercose, que pode levar a demência, problemas respiratórios e neurológicos. “Essas doenças se manifestam com maior intensidade quando a carne é derivada de abigeato e no abate clandestino, pois no abate em frigoríficos, estes problemas são bastante minimizados em função da inspeção”, aponta. 

No ano de 2016, comenta Dorneles, o Acinser apreendeu um total de 416,23 quilos de carnes diversas, principalmente linguiça, guisado e outros cortes bovinos. Por sua vez, neste ano, até o momento, já foram apreendidos 365,32 quilos, predominando a carne de frango, normalmente por questões de temperatura, armazenamento e manipulação incorreta, seguida de outros cortes bovinos, charques, linguiça e carne suína. 

Um dos fatores que contribuem para o recolhimento de carnes, explica o coordenador, é o desligamento de freezers à noite, pois o comerciante visa economizar energia, a qual será consumida até congelar novamente. 

Dorneles salienta que com a chegada das festas de final de ano, normalmente há um aumento na circulação de animais e carnes, principalmente ovinos, vivos ou abatidos, que devem estar acompanhados de nota fiscal. “Devido ao grande número de abigeato na região da Campanha e, suas consequências aos produtores rurais, também houve uma intensificação na capacitação dos órgãos fiscalizadores, para que no momento de abordagem de veículos com esses produtos, tenham conhecimento de quais as providências a serem tomadas”, destaca. 

O Acinser realiza operações de fiscalização em Bagé e região, no comércio, centro e bairros, como também barreiras nas estradas.

Nenhum comentário: