20 de nov. de 2017

Secretário Fábio Branco recebe representantes do Cideja

O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco, recebeu na manhã de sexta-feira (17), no Palácio Piratini, representantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja). 

O grupo tratou de diferentes temas dos municípios do sul do Estado, especialmente em relação à infraestrutura rodoviária e segurança pública. Liderados pelo prefeito Vitor Ivan, os representantes de Piratini buscaram informações sobre a nova Ponte do Costa, cuja ordem de início foi assinada no mês de setembro. Os recursos estão garantidos e são provenientes da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). 

“A Ponte do Costa está sendo feita em blocos pré-moldados, que chegarão todos de uma só vez. A comunidade de Piratini pode confiar que o trabalho está em execução, embora ainda não sejam vistas obras no local”, explicou o secretário Fábio Branco. 

O prefeito Gerhard Martens e vereadores de Aceguá solicitaram reparos no pavimento e a recuperação da sinalização da ERS-647, que liga a BR-153 ao distrito de Colônia Nova. 

A comitiva de Pedras Altas voltou a falar sobre a pavimentação da ERS-608, que deverá ser assunto de reunião no município nos próximos dias, conforme o chefe da Casa Civil. “Esse projeto depende de recursos financeiros e essa intermediação será o meu papel. Faremos, na sequência, uma reunião em Pedras Altas para tratar do tema, afirmou Fábio Branco. 

Prefeito de Candiota e presidente do Cideja, Adriano dos Santos falou sobre a construção da segunda ponte sobre o Rio Jaguarão e acessos. Por envolver também o Uruguai, além do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e da Secretaria Estadual dos Transportes, o projeto é acompanhado pela Embaixada brasileira e pelo governo uruguaio, que pretende readequar o projeto original da ponte. 

Outro tema levantado pelo presidente do Cideja foi o vídeomonitoramento em cidades da região. 

Participaram da audiência os prefeitos Adriano dos Santos (Candiota), Carlos Renato Machado (Hulha Negra), Gerhard Martens (Aceguá) e Vitor Ivan (Piratini). Os vereadores Edmundo Pichler (Aceguá), Liziane Jardim (Aceguá), Ataíde da Silva (Candiota), Dinossane Pech (Candiota), Fabrício Moraes (Candiota), Guilherme Barão (Candiota), Dalvir Zorzi (Hulha Negra), Getúlio Porto (Hulha Negra), Carlos Augusto Rijo (Pedras Altas), Marco Antônio Costa (Pedras Altas), Jimmy Carter (Piratini), José Auri (Piratini), Lourenço de Souza (Piratini), Adão Martinho (Pinheiro Machado) e Gilson Rodrigues (Pinheiro Machado). A secretária executiva do Cideja, Débora Cappua e os secretários municipais Giselma Pereira (Candiota) e Amarildo Borges (Pedras Altas).

Nenhum comentário: