3 de jul. de 2018

Expedição Fuscamérica realiza sonho de acompanhar a Copa do Mundo na Rússia

Foto:Reprodução
Com o objetivo de mostrar a essência da simplicidade, a Expedição Fuscamérica é um projeto que nasceu em 2012 e desde então já percorreu 45 mil quilômetros por sete países, pela América do Sul. Em todas as viagens que são promovidas, um co-piloto acompanha o fotógrafo Nauro Júnior com todo o suporte necessário. O objetivo da equipe do Fuscamérica é de mostrar que nada é impossível e que os sonhos tem que ser vividos, com todo o planejamento necessário para fazer acontecer. A aventura desta vez é a viagem para a Copa do Mundo, na Rússia, com o principal foco de mostrar o lado B do mundial, de forma independente. 

Na viagem, o Nauro está acompanhado do co-piloto Caio Passos, estudante de Cinema, que atualmente mora na cidade do Porto, em Portugal. Ele conta que foram recebidos muito bem por todos na cidade, além disso, ressalta que “viemos como imprensa independente e viramos pauta. Saímos em matérias em mais de sete línguas em 15 diferentes países”, disse.

A viagem para a Rússia

Na última Copa, no ano de 2014, após o jogo da Alemanha e do Brasil, o fotógrafo teve a ideia de viajar até a Rússia, como um desafio. “Se um fusca pode chegar à Rússia a seleção também pode trazer o hexa”, afirma. 

Nos últimos dois anos, a equipe iniciou a preparação para a viagem. No mês de janeiro, foi organizado um financiamento coletivo para adquirir recursos, com a realização de rifas, brechós, venda de livros, uma força tarefa promovida com o apoio de amigos. Em relação às hospedagens, foi comprada uma barraca de teto, da Blue Camping, que permite dormir em qualquer lugar. 

Para transportar o Fusca até o país russo, a empresa Sagres Agenciamentos Marítimos forneceu o apoio, além de proporcionar o contato com a Wallenius Wilhemsen Ocean (WWO), uma empresa sueco-norueguesa que faz o transporte de veículos através dos navios Ro Ro.Segundo a jornalista Gabriela Mazza, esposa do fotógrafo, depois de organizada toda a parte burocrática, o fusca 1968, chamado de “Segundinho”, embarcou no Porto de Rio Grande no dia 19 de abril. “A chegada ao Porto de St. Petersburgo aconteceu no dia 10 de junho. No mesmo dia, o Nauro embarcou no Brasil com destino à Rússia. No dia 13, o fusca já estava liberado para rodar pelas estradas russas”, salienta.

A partir das definições de grupo da Seleção Brasileira, serão definidos os próximos destinos. “Nossa ideia é acompanhar as seleções latino-americanas até a final, no dia 15 de julho, em Moscou”, ressalta Gabriela.

Segundo o fotógrafo, mesmo com a dificuldade do idioma a recepção das pessoas desde o começo, foi muito boa. “Nosso russo é realmente indecifrável! Tivemos sempre pessoas incríveis ao nosso redor. Conhecemos um russo chamado Ravil, que nos acolheu na sua casa por mais de uma semana. Ele é um dos maiores restauradores de carros antigos da Rússia e conheceu a nossa história através das matérias que saíram na imprensa internacional. Além de nos hospedar, foi até a Finlândia buscar peças de reposição para o Segundinho. Acho que isso resume bastante à receptividade que tivemos”, explana. 

Em Moscou não foi diferente: o Clube de Fuscas recebeu os aventureiros com todo carinho, “nos levou para conhecer a cidade e tem sido de um carinho incrível. Amigos que o Fusca faz nessa vida”, enfatiza.

A realização do sonho

Nauro destaca que está muito feliz em realizar esse sonho, mas que ao mesmo tempo a concentração está voltada ao principal objetivo da viagem que é mostrar o lado B da Copa. Vídeos diários estão produzidos para o canal do YouTube e também a atualização das redes sociais. Além disso, a captação de matéria-prima para o documentário da Expedição Fuscamérica.

Após a conclusão do documentário, o qual demanda algumas etapas e tempo para busca de recursos, a ideia da equipe é lançar um livro, pela editora Satolep Press, que é de Nauro e Gabriela. 

De acordo com ele, “após a Copa do Mundo da Rússia, o Caio, nosso co-piloto, volta para Portugal. No dia da final da Copa, a Gabi e Sofia embarcarão para Riga, na Letônia, onde nos encontraremos. De lá, percorreremos oito países (Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Áustria, Itália, França e Espanha) até o Porto de Santander, na Espanha, onde embarcaremos o Fusca de volta para o Brasil no dia 15 de agosto”, finaliza. 

Fonte: Jornal Tradição



Nenhum comentário: