2 de ago. de 2018

Campanha de imunização contra pólio e sarampo teve início na segunda-feira (1)

Fonte: Reprodução

O governo do Estado informou que, a partir da segunda-feira (1), todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos devem se vacinar contra a pólio e o sarampo, independente da situação vacinal.
No Rio Grande do Sul, são mais de 528 mil crianças na faixa etária e a meta é vacinar, pelo menos, 95% delas. A campanha ocorre até o dia 31 de agosto. O dia D de mobilização nacional será em 18 de agosto, quando, aproximadamente, dois mil postos de vacinação no Estado estarão abertos para a imunização. 
A campanha acontece para aumentar os índices de cobertura vacinal e, assim, diminuir a possibilidade de retorno da pólio e a propagação do sarampo, doenças que já eram consideradas eliminadas no Brasil.  
As vacinas utilizadas para essa estratégia serão a oral da poliomielite (VOP) e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba.
Esta também será uma oportunidade para que as crianças atualizem a vacinação de rotina. A vacina da pólio prevista está disponível durante o ano todo nos postos e é indicada para crianças menores de 1 ano de idade em três doses: a primeira, aos 2 meses, seguidas de outras duas, aos 4 e 6 meses, todas elas injetáveis. A proteção é completada com dois reforços da vacina oral, aos 15 meses e aos 4 anos. 
Em relação ao sarampo, a proteção ocorre por meio da vacina tríplice viral, indicada no calendário básico quando a criança completa 1 ano. Aos 15 meses, ela é complementada com a vacina tetraviral, que protege contra as mesmas três da tríplice viral acrescida da varicela (ou catapora).
Mais informações estão disponíveis no site do Centro Estadual de Vigilância em Saúde no endereço http://www.cevs.rs.gov.br/vacinacao-polio-e-sarampo.  

Fonte: Jornal Folha do Sul

Nenhum comentário: