8 de abr. de 2020

Baixa na receita municipal impacta pagamento dos salários, previsão é para o dia 22

Foto:Reprodução
O Poder Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal da Fazenda, vem informar que, tendo em vista a baixa na receita do Município, o pagamento dos salários do mês de março está previsto para ser realizado somente no dia 22 de abril, quarta-feira. O atraso independe da vontade do Município, pois houve queda da arrecadação, bem como diminuição dos repasses recebidos da União e do Estado, do FPM, entre outros recursos que eram esperados.
A expectativa inicial do governo era de que, nos meses de fevereiro, março e abril, houvesse alta na arrecadação e nos repasses recebidos, devido a ser o mês de pagamento do IPTU. A previsão era de que essas receitas fossem suficientes para cobrir as folhas de pagamento destes meses, regularizando assim a situação dos salários ante o funcionalismo. No entanto, a imbatível realidade trazida pela pandemia de coronavírus impactou fortemente as finanças do Município. As medidas de contingência decretadas pelos entes federativos causaram impactos não somente à vida cotidiana das pessoas, mas também nas fontes de recursos do Município, e a atual situação não era prevista quando se definiu o Orçamento Público para o exercício de 2020.
Atentamos para o fato de que, embora o Executivo esteja ciente do impacto e dos prejuízos causados principalmente pelos efeitos da calamidade pública em saúde, tais como suspensão de funcionamento do comércio e serviços, a epidemia global de coronavírus nos força a priorizar a saúde pública acima de tudo, razão esta pela qual estão sendo tomadas todas as providências no sentido de garantir o cumprimento das orientações mínimas de higiene, saúde e isolamento social. O Governo Municipal está empenhando os esforços necessários com o objetivo de possibilitar o pagamento dos demais servidores o mais rapidamente possível, sem deixar de observar a saúde de todos em primeiro lugar.

Nenhum comentário: