11 de ago. de 2009

Amarrando Ideias - Procuram-se professores

Por Marilete Peres
Colunista do Blog

Hoje de manhã (10/08) estava em casa, com a televisão ligada, zapeando entre os canais, quando me chamou a atenção uma entrevista que estava ocorrendo na TV Senado, com um professor ligado a Capes-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Governo Federal. Dizia esse professor que o Brasil tem um déficit muito grande de professores, em todas as áreas, com destaque em Física e que para formar professores desta área do conhecimento para suprir as necessidades de todo o país levaria 84 anos.

Dessa forma o governo federal, juntamente com os Estados e Municípios estão oferecendo várias formas de licenciatura, tanto para quem ainda não possui habilitação, quanto para professores que já possuem uma licenciatura, mas estão lecionando fora de sua área de formação, com inscrições na Plataforma Paulo Freire.

No entanto, me causou estranheza ao acessar esse site e ver que o RS não está contemplado para cursos até o momento, então busquei informações e me disseram que o Governo de nosso Estado não havia aderido a este programa, lamentavelmente, espero faça esta adesão o mais breve possível.

Há uma grande defasagem de professores licenciados de todas as áreas, inclusive em nosso município. O que será que levou a esta situação? Por que nossos jovens já não se interessam pela carreira do magistério?

Tudo na vida é processo e o que vimos, hoje, é a consequência do desprestígio que está classe vem sofrendo ao longo dos anos, com pouca valorização, baixos salários, estrutura para trabalhar deficiente, desrespeito por parte de alguns alunos e pais.

Espero que agora comecem a ver a importância dos profissionais da educação e não somente ofereçam cursos e que estes sejam de qualidade, para sanar as deficiências existentes, mas criem ou reformulem os planos de carreira com valorização profissional, salário justo, aperfeiçoamento constante, progressão na carreira para que a educação venha a alcançar o destaque que merece num país de destaque na América Latina.

Marilete Peres é professora estadual e municipal. Atua também no Conselho Municipal de Educação e é formadora do curso de Introdução a Educação Digital. Assina a coluna Amarrando Ideias, que aborda assuntos de interesse da cidade, em especial, a educação.

Um comentário:

Patrícia Proença disse...

Realmente é lamentável.Eu certamente não perderia tempo em participar.
Vamos ficar aguardando.