20 de ago. de 2009

Coluna de Quinta - Cada um com seus problemas

Por Vinicius Peraça
Colunista do Blog

Esta semana eu pretendia fazer uma coluna de amenidades. Sei lá, quem sabe falar sobre futebol, algum filme ou besteira qualquer da televisão. Quem sabe até usar o espaço que tenho quinzenalmente aqui no blog para contar uma história engraçada. Afinal, já que não sou bom intérprete de piadas, poderia tentar me redimir escrevendo-as. Porém, prometi gastar alguns caracteres com algo que não fosse contar piadas.

Pois li um post aqui no Eigatimaula! durante a semana que reforçou minha posição de não contar alguma história besta. No texto de terça-feira, dia 18, sobre a sessão da Câmara de Vereadores pinheirense, tive a confirmação de que vivemos numa cidade sem problemas graves a discutir. Ou melhor, problemas temos, o que não temos é gente comprometida em resolvê-los.

O motivo para essa conclusão é a reação indignada dos parlamentares municipais com um problema gravíssimo, seriíssimo. Vital para a cidade, eu diria. O corte dos celulares dos vereadores. Ora, como pode um representante do parlamento municipal ficar sem o telefone, cujos prejuízos que somam R$ 300 mil são pagos com o dinheiro do povo?! Que absurdo! Já o cidadão, obviamente, pode ter uma Câmara que realiza sessões ocupadas por picuinhas políticas e preocupações telefônicas. É natural. Afinal, eles foram eleitos pelos pinheirenses. (É bom nem discutir os métodos usados por alguns para conquistar uma cadeira...)

Por causa de um corte nos celulares, vejam só, ocuparam uma sessão da Câmara Municipal. Ao que me conste, local que deve ser palco de discussões importantes para o município e seus cidadãos. Reclamar na casa do povo que ficaram sem telefone durante uma viagem – e que perderam “negócios” – beira o ridículo. Pois se deixaram de fechar negócios, o problema não é do cidadão que paga a conta. Assuntos pessoais, que sejam resolvidos com telefones particulares. Infelizmente, é a famosa confusão entre público e privado.

Antes de encerrar o texto, quero pedir desculpas aos leitores. É que no início do texto disse que não iria escrever besteira. Mas relendo toda essa história dos celulares, percebi que só pode ser uma piada. E por mais espirituoso que seja o eventual contador da história, não tem a mínima graça.

O jornalista pinheirense Vinicius Peraça escreve a seção Coluna de Quinta, onde fala sobre assuntos de Pinheiro Machado. Mas também pode produzir outros textos. Sempre, é claro, às quintas-feiras.

Nenhum comentário: