15 de ago. de 2009

Pensando Positivo - Depende de nós

Por Niaia Sarubbi Resing
Colunista do Blog

Esta noite, no auge da minha insônia, fiquei pensando em vários assuntos e de repente me veio algo na mente e que eu poderia colocar no blog. Lembrei de um assunto que está em um tópico do orkut: o lixo, ou melhor, o lixão de Pinheiro Machado.

Só que vindo as idéias na mente pensava que a situação do lixo é também uma responsabilidade de cada um de nós. Assistindo mais tarde o programa Mais Você, eis que surge exatamente o assunto em que me tirava o sono.

O que o entrevistado falou foi examentente o que eu penso: um papel jogado no chão pode não representar nada, porém se eu, se tu se todos os habitantes de nossa cidade resolver fazer o mesmo, ai já serão 14 mil papéis jogados no chão.

Precisamos rever a educação em todos os sentidos. Como diz o ditado: “a educação vem do berço”. Concordo plenamente, mas a escola tem que dar continuidade. No meu ponto de vista, aprender o que Pedro Alvares Cabral fez há décadas atrás, tudo bem é a nossa história, é importante, mas hoje em dia, o mais importante seria trabalhar as nossas crianças com temas atuais que façam eles pensar nas suas atitudes e na sua maneira de pensar.

É muito ouvido o discurso que em poucos anos não teremos mais água potável, que não se deve jogar lixo nos corregos, nas ruas, que deve-se poupar água e energia elétrica, enfim. Antes de mais nada precisamos nos conscientizar de que devemos começar por nós mesmos. Cada um fazendo a sua parte como deveria sem tentar colocar a culpa sempre nos governantes ou políticos que, realmente, não fazem nada, as coisas já melhoram. Façamos nós então.

Infelizmente, as coisas só acontecem de fato quando já não se pode fazer mais nada. Daí todo mundo corre atrás e tenta se justificar o porque não fez ou fazia de tal maneira. O que falta para todos nós é fazer a nossa parte esquecendo a dos outros. Quem sabe se aprendermos a impor nossa vontade, se aprendermos a agir e não criticar, conseguiremos, um dia, mudar a situação de nosso município, quiçá do nosso país em todos os sentidos. Como no inicio do texto diz: uma pessoa só pode não ser nada, mas todos juntos formam uma potência.

Niaia Sarubbi Resing é pinheirense, formada em Publicidade e Propaganda pela Urcamp. Atualmente, trabalha como funcionária pública municipal e assina a coluna Pensando Positivo.

Um comentário:

Marilete disse...

Niaia, a tua preocupação também é a minha e da maioria dos professores, somente para colaborar com tua coluna,o tema Meio Ambiente é muito trabalhado nas escolas, mas infelizmente alguns de nossos alunos não se conscientizam da importância de "cada um de nós fazer a sua parte", a prova disso é a situação da praça e frente dos Filhos da Lua nas segundas-feiras de manhã, dá muita tristeza de ver que ainda este tema tem tão pouca importância para a nossa população.
Está na hora de mudar a postura de cada um.
Ótimo tema abordado, parabéns.