7 de ago. de 2009

Pirâmide Invertida - As festas típicas da nossa região

Por Nadianne Momo
Colunista do Blog

No último final de semana estive em Hulha Negra acompanhado a 14ª edição da Festa do Colono. O evento é a cara da cidade, mesmo com chuva lotou o Ginásio Municipal e movimenta a economia local. Cada cidade da nossa região tem uma festa típica. Em Candiota é o Canto Moleue. Em Hulha a Festa do Colono. Bagé a Expofeira e Pinheiro Machado a Feovelha e Comparsa.

As festas são interessantes por vários aspectos, vejamos: valoriza o que cada cidade tem de melhor, cultural ou produtivamente falando; integra o mais variado público; eleva o nome da cidade; promove o turismo e o fomento a economia e mais, é uma forma de ver a atuação do governo municipal, que é geralmente o promotor destes eventos. Através da organização e condução da festa, pode se medir um pouco como cada Prefeitura é comprometida.

Vale lembrar que as festas precisam da valorização tanto dos Executivos, como dos empresários locais que expõem e mais ainda, das comunidades. Prestigiem, aproveitem, elogiem, ajudem a construir, mesmo que através de críticas, eventos de qualidade.

Nadianne Momo é jornalista com pós-graduação em gestão de pessoas. Nascida em Bagé, mas radicada no município vizinho de Candiota, assina a coluna Pirâmide Invertida, que abordará assuntos de interesse da região.

Um comentário:

Unknown disse...

Mto bom o post...
O nosso regionalismo, é o nosso diferencial. E isto é que promeve e fomenta o turismo e a economia das nossas "pequenas" cidades... O que é preciso conseguir é faze com que estes eventos tenham visibilidade em toda a região... e que as cidades vizinhas promovam-se umas as outras... Nada acontece individualmente... é o que no mundo chamam de globalização... mas trazendo pra nossa realidade.. isso chama-se regionalização... e assim a gente cresce!