1 de set. de 2009

Clima tenso na Câmara

O clima foi tenso na sessão legislativa desta terça-feira. O plenário acabou recebendo um grande público, muitos, esperando a presença do Secretário da Saúde, Paulo Fernando Martins, o que acabou não acontecendo. Como justificativa, o prefeito enviou a casa um ofício, onde dizia que o secretário estaria em uma reunião na cidade de Pelotas, tratando assuntos relativos a gripe H1N1.

Ainda no ofício, o prefeito disse que para haver a presença do secretário no plenário, deveria haver um assunto previamente estabelecido, citando o regimento da casa, que fala sobre a presença de secretários no plenário. Assim, o vereador Alex Sandro (PT), autor do pedido, reiterou a proposição, mas desta vez, deu a ideia de que não se faça uma audiência pública. Leco resolveu convocar o secretário, o que faz com que sua presença seja praticamente certa na próxima sessão. Porém, só poderão ser realizadas questões pelos vereadores. O vereador do PT ainda deu a ideia de que a comunidade procure por seus vereadores para fazer os questionamentos.


A primeira discussão

Em seu pronunciamento, o vereador Ulisses Francesatto (PSDB) levantou a hipótese de que o governo municipal poderia estar usando o dinheiro do Fundo de Aposentadoria para pagar outra despesas, o que seria irregular. O vereador acabou interrompido pelo vereador Jaime Lucas (PMDB) e os dois acabaram tendo uma áspera discussão, envolvendo as dívidas atuais e do governo anterior em relação ao FAPS.


Vereador abandona oficialmente a base aliada

Em seu pronunciamento, o vereador Ronaldo Madruga (PP) acabou realizando o que havia prometido: abandonou oficialmente a base aliada do governo na Câmara, já que não obteve resposta, depois de 15 dias, sobre sua proposição para a contratação de um pediatra, com recursos que seriam devolvidos ao município pela Câmara. O pronunciamento do vereador , que cita a sua decepção com o atual governo, deverá ser publicado aqui no blog ainda essa semana.


Leco solta o verbo

Indignado. Esse foi termo usado pelo vereador Alex Sandro (PT) com a decisão de Ronaldo. De forma ríspida, Leco se disse traído e enganado pelo vereador do PP, além de arrependido por ter negociado com Ronaldo a presidência da casa. Disse ainda que o PT deveria era ter seguido o conselho do servidor Moura Neto e negociado com o PSDB, pois daí, não haveria esse risco.

Sobre a devolução da verba, que seria usada para contratação do pediatra, Leco disse que esse dinheiro deveria sim era ser usado para qualificação dos vereadores, afim de buscarem verbas para o município. E disse mais, esbravejando: "Ele (Ronaldo) vai a todos os cursos e nós não".

Leco ainda indagou o presidente do porque não seria realizada nesta sessão a votação do Projeto de Lei 38 (criação de um CC), que acabou transferida pelo presidente para a próxima sessão. O vereador do PT afirmou que Ronaldo teria aberto seu voto, sendo favorável ao projeto. "O senhor adiou porque mudou de opinião?", perguntou Leco.

Ronaldo acabou respondendo que era bom Leco ter citado Moura Neto e que como esse cargo seria criado para ele, votaria contra. Nesse momento, a sessão foi encerrada sob aplauso do plenário, praticamente lotado.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá senhores vereadores de Pinheiro Machado! O que está acontecendo com os senhores? Quando vão apresentar seus projetos, pois até agora não estou tendo conhecimento de nenhum com exceção de um vereador.Alguns estão demonstrando uma birra pessoal com o atual administrador.Gostaríamos que os vereadores fossem mais atuantes apresentando projetos que ajude realmente a comunidade, pois os eleitores que os colocaram aí esperavam mais dos senhores. Ficam lavando roupa suja na tribuna cada um puxando brasa para o seu assado. Em vez de se unirem e fazerem algo pela população, deixando as fofocas de lado.

zelia disse...

Eu como assisto as reuniões, acho que não há necessidade dos vereadores ficarem pedindo patrolamento aqui ou acolá, isso é trabalho do Secretário de Obras. Quanto a birras, lavação de roupas, puxar brasa p/o assado e outros já faz parte, pois ainda há a falta de respeito dos que ficam assistindo e acreditam na sua bancada, que ficam dizendo bobagens. Acho mesmo que alguns vereadores deveriam ir a cursos, quem sabe não estaríamos melhores representados, mas disso o povo não deve esquecer na hora do voto.

ana paula disse...

Não entendo o porquê de tanto bate boca, pois se estamos vivendo um caos ,pelos comentários e já que reclamam de tudo e tudo é culpa do atual prefeito; não se esquecem caros pinheirenses que, este é o resultado ou é a herança que o antigo prefeito nos deixou....

helena disse...

A nível federal o "cumpanheiro" rejeitado nas urnas geralmente é agraciado com um Ministério, Embaixada, Presidencia ou Diretoria de grandes e importantes empresas nacionais. Isso, eu pensava, era lá.
Mas não é que na minha terra está acontecendo o mesmo: Moura Neto foi rejeitado nas urnas e agora querem criar um CC para ele... ARE BABA!!!

Vinicius Peraça disse...

Falar o quê de uma Câmara como essa? Votaram alguma coisa útil? Apresentaram algum projeto? Mas em 2012 boa parte vai continuar lá. É assim que funciona...