18 de abr. de 2011

Lideranças do Alto Camaquã realizaram encontro na Câmara de Vereadores

Foto: Divulgação
Na última sexta-feira (15), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã promoveram um encontro no plenário da Câmara de Vereadores.

O evento contou com a presença de lideranças das associação comunitárias daquela região, além do presidente do STR, Mateus Garcia, do vice-presidente da ADAC e pesquisador da Embrapa Pecuária-Sul, Marcos Borba, além dos vereadores Jackson Cabral (PSDB), Jaime Lucas (PMDB) e Adroaldo Azambuja (PDT), e do Deputado Federal Afonso Hamm (PP), bem como autoridades ligadas ao tema.

O principal assunto debatido foi a organização da produção da cadeia da ovinicultura no âmbito local.

Recentemente, no município de Piratini, uma reunião serviu para criar a Rede de Produtores e Empreendedores do Alto Camaquã (REAC), onde seis associações de Pinheiro Machado assinaram o termo de compromisso. Na oportunidade, o presidente do STR, Mateus Garcia, apresentou proposta para que a REAC organizasse a produção da cadeia da ovinocultura, o que acabou sendo aprovado.

A ideia é de que a partir da safra de dezembro deste ano, sejam comercializados cerca de 2 mil cordeiros, meta que deve ser aumentada para 3 mil na safra do ano seguinte, e assim sucessivamente, até que seja atingida a marca de 5 mil a 6 mil cordeiros nos próximos anos, comercializados através da rede.

Atingindo a meta, o próximo passo seria a construção de um abatedouro regional ou, na impossibilidade, o firmamento de uma parceria com um abatedouro já instalado na região para atender a demanda do projeto.


Deputado Hamm se diz parceiro da iniciativa

Após a apresentação do projeto ao deputado Afonso Haam, foram solicitados recursos financeiros para a ADAC investir na organização da produção de ovinos e também na estratégia de mercado, com uso da marca Alto Camaquã.

O deputado elogiou a iniciativa e colocou seu gabinete como parceiro do projeto. "Não mediremos esforços para conseguir recursos para o projeto. Buscaremos uma emenda parlamentar para trazer estes recursos, tendo as prefeituras dos municípios que aderirem a iniciativa como parceiras", disse o deputado.

2 comentários:

Unknown disse...

Sobretudo, a reunião entre seis associações membros da REAC - Jaiba, Restinga, Aberta do Cerro, Carro Quebrado e Alto Bonito de Pinheiro e Barrocão de Piratini - com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Emater, a Embrapa e o deputado Hamm, sob os auspicios da camara legislativa de Pinheiro Machado,revela o avanço
dos niveis de organização regional. Organização da produção e capital social na forma de redes que se integram cada vez mais em prol de objetivos comuns, compartilhando uma perspectiva de futuro cheio de possiibilidades construidas a partir da valorização dos recursos locais, tangives e intangiveis. Ou seja, esta reunião revela o verdadeiro potencial endógeno do Alto Camaquã. Congratulações ao Mateus pela capacidade de articulação e ao Chico, ao seu Claiton, ao Maxson, ao Oneide, ao Carlinhos e a dona Carmem pelo comporometimento com uma ideia de desenvolvimento endogeno do Alto Camaquã. Fica cada dia mais claro que que melhores niveis de organização facilitam o envolvimento de novos parceiros.
Saudações

Mateus disse...

Nao poderia deixar de registrar nesta materia a colaboraçao do Dr. Pedro Trindade, Pesquisador da Embrapa Pecuaria sul,o qual participou da reunião e tem dado uma cooperação indispensavel neste projeto, principalmente no que diz respeito ao manejo de campo nativo, onde nasce a organização da produção tanto da ovinocultura, como bovinocultura. A pecuaria familiar do Alto Camaqua tem dado passos importantes,graças ao comprometimento de diversos atores, onde destacamos o trabalho do Dr. Pedro que nos ensinou uma maneira diferente de ver os nossos campos e posso acreditar hoje no potencial do campo nativo pois, nao tinha o habito de olhar o campo enfim as especies de vegetação que existe na nossa regiao e, graças ao nossos dias de campo do Alto Camaqua podemos enriquecer nossos conhecimentos e ate quebrar pardigmas,muitas vezes nao existe campo ruim, mas sim campos manejados de forma incorreta, um forte abraço aos colegas do Alto Camaqua. Mateus Garcia