25 de abr. de 2011

Novo cenário

Foto: Tiago Fagundes
Depois da polêmica da faixa colocada no prédio do antigo Hotel da Luz e da prefeitura noticiar a possível doação do local para UFPel, afim de restauração do mesmo, a Prefeitura Municipal resolveu isolar a fachada do prédio, como vemos na foto acima.

Segundo se tem notícia, além do protesto, atos de vandalismo também teriam sido realizados contra o prédio, algo que infelizmente tem se tornado rotineiro na cidade.

Até o momento, a Câmara de Vereadores não recebeu da Prefeitura o possível projeto de lei para cedência do prédio a UFPel. Extra-oficialmente, se tem notícia de que o prédio não poderia ser doado a instituição, como noticiado, mas sim, ter seu direito de uso cedido por comodato, como alguns leitores do blog sugeriram.


9 comentários:

marcio rosa disse...

li sobre a materia de doação do predio para UFPEl não intendo porque existem pessoas contra, poís o predio será usado em beneficio do municipio , apenas com administração federal !!

Anônimo disse...

Eu sou contra a doação, acredito que deve ser feito um contrato de comodato. Assim como na prefeitura, a Universidade tbm é administrada por pessoas e estas não são eternas. Se a intenção agora é boa, amanhã outro gestor da Ufpel pode ver com outros olhos e daí não adianta chorar pq o prédio já não é do município. Vamos usar o bom senso e aguardar o que é realmente "legal", ou seja, que a justiça dos homens decida e que a de Deus abençoe.

Anônimo disse...

pois é, mas se for feito através de comodato, qdo a faculdade não quiser mais, volta pra prefeitura. se for doado, qqdo a faculdade não usar mais, ficará abandonado.

Anônimo disse...

a imagem mostra tudo, tapando o sol com apeneira

Anônimo disse...

Polêmica no ar...de qualquer forma o prédio não pode continuar como está, cada vez mais depredado pelo vandalismo que anda solto na cidade e que ninguém faz nada para conter. Já a outra parte do prédio teve mais sorte,doado a Câmara de vereadores é um espetáculo à parte, tanto por fora quanto por dentro, viram o mobiliário e equipamentos dos édis? Nem parece Pinheiro!

Ivan disse...

Em Pinheiro deveriam existir leis que garantissem a preservação do patrimônio histórico, como em Piratini por exemplo onde várias casas são tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico), afinal Pinheiro Machado é uma cidade histórica e está entre as mais antigas do Rio Grande.Infelizmente os proprietários de prédios históricos de Pinheiro não se interessam por história, por cultura e se preocupam em "limpar" o terreno para fins lucrativos.
Aos poucos a nossa cidade vai perdendo a sua identidade.
Um forte abraço!

Ivan Teixeira Alves

Anônimo disse...

o comentário das 2214 está errqado, não é com a peneira: é com a madeira

Anônimo disse...

O Prefeito falou sobre a doação, pq não tinha o q falar no momento. Como para tudo ele dá uma resposta esfarrapada e pensa q engana o povo.

Anônimo disse...

Falou do projeto de doação e parece ser confirmado pelo pesssoal do UFPEL, mas poderas o diretor do nucleo daqui tem sua esposa trabalhando na secretaria de Educação como funcionária do município.