7 de jul. de 2011

Câmara instaura Comissão Processante e prefeito corre risco de cassação

A Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado instaurou na última sessão (05) mais uma comissão para investigar o prefeito Luiz Fernando Leivas.

Desta feita, uma Comissão Processante, aprovada por oito dos nove vereadores locais apurará atos de responsabilidade administrativa do prefeito, já que segundo os vereadores, Leivas não está obedecendo a legislação do Decreto 201/67, que remete ao prefeito a responsabilidade de responder os pedidos de informação dos vereadores, o que segundo os edis, vem acontecendo desde 2009 e prejudica os trabalhos da casa.

O prefeito pode responder por processo de responsabilização político-administrativa, no relatório que tem 90 dias para ser concluído, o que na pior das hipóteses, pode causar a cassação de Leivas.

Em menos de 30 dias, esta é a segunda comissão instaurada para investigar atos do executivo municipal.

Na reportagem abaixo, exibida na edição desta quinta (07) do programa Bom Dia Rio Grande, da RBS TV, o prefeito disse por telefone a repórter Giana Cunha que não poderia se manifestar, já que não havia ainda sido notificado oficialmente e que não poderia receber a reportagem, alegando problemas de saúde.