3 de jun. de 2013

Projeto de incentivo ao turismo, em Pinheiro Machado, retomará Batalha dos Porongos

Os Lanceiros Negros, tropa farroupilha formada por escravos, foram dizimados pelo exército do Imperador D. Pedro II no chamado Massacre de Porongos. A batalha de novembro de 1844, considerada a última da Revolução Farroupilha, integra o projeto de incentivo ao turismo em Pinheiro Machado.

Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Saint-Clair de Moura Neto, este projeto já existe, mas “estava parada no tempo”. “O local deste combate fica no terceiro distrito do município. A ideia prevê um espaço de atividades permanentes, inclusive com museu e restaurante”, salientou Neto.


Para viabilizar a proposta, porém, ainda será necessário empenho da Secretaria de Turismo. “O terreno em questão já foi adquirido pelo município, mas o projeto ainda precisa ser elaborado. Se obtivermos os recursos necessários, vamos implantar”, garante o secretário.

Neto salienta, por outro lado, que o setor precisa de tempo para estabelecer um panorama de trabalho. “Assumimos uma prefeitura onde o turismo não estava entre as prioridades. Neste primeiro momento, nossas ações estão concentradas no atendimento de microcréditos dos produtores”, argumentou ao citar as atribuições da pasta.

Eventos e natureza

Além da nova iniciativa, o município deve priorizar ações de estímulo a Comparsa da Canção, que ocorre junto à Feovelha – principal atividade oficial de Pinheiro Machado, desenvolvida pelo Sindicato Rural. “Temos um compromisso de sempre buscarmos melhorar este evento, já que leva o nome da cidade para o mundo”, disse Neto.

Na área natural, uma das intenções é trabalhar para viabilizar o turismo junto às Pedras de Torrinhas. “Pensamos em construir uma estrada de acesso. Porém, como é um espaço de propriedade particular é preciso atender questões legais”, concluiu o secretário.

Fonte: Tradição Regional

Nenhum comentário: