24 de abr. de 2015

Fábrica da Votorantim Cimentos em Pinheiro Machado completa 43 anos

Em abril, a fábrica da Votorantim Cimentos, em Pinheiro Machado, na região sudeste do Estado, completa 43 anos. Localizada a 370 quilômetros da capital, Porto Alegre, a unidade, inaugurada na década de 1970, tem hoje capacidade de produção anual de 450 mil toneladas de cimento, 380 mil toneladas de clínquer e 12 mil toneladas de calcário agrícola. Com pouco mais de 12 mil habitantes, Pinheiro Machado tem a economia baseada principalmente na agricultura, pecuária, extração de pedras e produção de cimento. 

A produção do cimento tem como principal destino o mercado de Porto Alegre e, na unidade, são gerados 240 empregos, entre diretos e indiretos. A fábrica de Pinheiro Machado fica no quilômetro 126 da rodovia BR-293 (Pelotas-Bagé) e, além dela, a Votorantim Cimentos está presente no Estado nas cidades de Candiota, Charqueadas, Esteio, Caxias do Sul, Passo Fundo e Porto Alegre. Em parceria com o Senai, a Votorantim Cimentos já desenvolveu no município o Programa Evoluir, cujo principal objetivo é qualificar profissionalmente jovens de baixa renda da região oferecendo formação técnica. 

Em 2013, uma turma de 18 alunos concluiu o curso de qualificação de operador de manutenção mecânica e elétrica de máquinas industriais. Além disso, para estabelecer laços sólidos com a comunidade, em 2014 a VC implementou o projeto Capoeira na Comunidade, que teve como público-alvo estudantes das escolas municipais em situação de vulnerabilidade social. 

Em 2015, a Votorantim Cimentos e o Instituto Votorantim implementaram, em parceria com o Sebrae e a CACB, o Projeto Ação Cooperada, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico de Pinheiro Machado e demais municípios da região Sul do RS.  

Sobre a empresa 

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54.5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12.9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Jornal Folha do Sul
http://www.jornalfolhadosul.com.br/noticia/2015/04/24/fabrica-da-votorantim-cimentos-em-pinheiro-machado-completa-43-anos

Nenhum comentário: