18 de mai. de 2015

11° Mental Tchê realizado em São Lourenço do Sul contou com participação de Pinheirenses

Durante três dias, mais de quatro mil pessoas – trabalhadores da área, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores, trabalhadores, residentes, estudantes e simpatizantes da causa – estiveram reunidas no Galpão Crioulo do Camping Municipal participando da 11ª edição do Mental Tchê, no município de São Lourenço do Sul. 

O evento aprofundou o debate sobre a reforma psiquiátrica e a luta antimanicomial, promovendo a troca de experiências e divulgando as ações em saúde mental de São Lourenço do Sul, considerado referência nesta temática. 

O evento reuniu mais de 4 mil pessoas e contou com a participação de um grupo de pinheirenses, dentre eles, do secretário de saúde e vice-prefeito de Pinheiro Machado Ronaldo Madruga. 

“O evento realizado em São Lourenço, é um dos maiores do Estado do Rio Grande do Sul. O debate sobre o tema da saúde mental, retrata o importante avanço na reforma psiquiátrica. Pessoas com transtornos mentais tem direito de serem felizes, terem vida própria, casa, filhos, família. Talvez o transtorno não tenha cura, porém tratamento”, destacou Ronaldo. 

O município de São Lourenço do Sul é referência por sua rede de saúde mental estruturada e organizada. Através do projeto Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), promovido pelo Ministério da Saúde, o município recebe intercambistas de outros estados com objetivo de proporcionar a troca de experiências e acompanhamento do trabalho feito em rede. O evento teve início na quarta (06), e foi encerrado na sexta-feira (8).

Nenhum comentário: