21 de mai. de 2015

Pinheiro Machado disponibilizará o curso Básico em Carpintaria de Forma

Objetivo é formar mão de obra para a construção da UTE Pampa Sul 

Uma reunião na Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), de Hulha Negra tratou sobre os cursos de qualificação regional para atender as possíveis necessidades de mão de obra para o empreendimento da construção da UTE Pampa Sul, que será executado pela empresa Tractebel Energia.

Participaram do encontro os prefeitos de Hulha Negra Erone Londero, de Candiota Luiz Carlos Folador, o vice-prefeito de Candiota, Paulo Brum, integrantes de secretarias municipais, representantes do Sine/FGTAS e do Senai.

Nesta primeira etapa, os municípios de Bagé, Candiota e Hulha Negra oferecerão cursos nas áreas de Armação de Ferragem, Básico em Carpintaria de Forma e Pedreiro. 

Pinheiro Machado disponibilizará o curso Básico em Carpintaria de Forma. Cada município ofertará até 20 vagas para cada uma das áreas. A expectativa do grupo de trabalho é de que cada município inicie os cursos desta primeira etapa em junho.

Processo de contratação
O analista socioambiental da Tractebel Energia, Fulgêncio Duarte, salientou que o interesse da empresa é que todo o processo de contratação de mão de obra fique centralizado no Sine/FGTAS. Durante o encontro foi ressaltado que a realização dos cursos não será determinante para o preenchimento das vagas. "Estamos muito mais preocupados em qualificar essas pessoas para a vida futura. O preenchimento das vagas será uma decorrência", declarou Fulgêncio Duarte.
 

Londero ressaltou as oportunidades de emprego e renda que a população de Hulha Negra poderá ter, através destas qualificações. "Queremos capacitar as pessoas de Hulha Negra para que estas tenham oportunidade de emprego e renda e não precisem sair do município e da região à procura de emprego".

Próximas etapas
Nas próximas etapas serão ofertados aos municípios vários outros cursos: Básico em Instalador Hidráulico, Básico em Montador de Estruturas Metálicas, Básico em Encanador Industrial, Básico em Montagem Mecânica e Soldador.

Início da construção
O início das obras de construção da UTE Pampa Sul, na localidade do Seival, em Candiota, possivelmente terá seu início no mês de junho. "Estamos na iminência de receber a licença de instalação da obra. Creio que receberemos este documento no início de junho e em meados deste mês iniciaremos a obra", projetou o analista socioambiental da Tractebel. 


A próxima reunião do grupo de trabalho, que terá o objetivo de avaliar o início dos cursos de qualificação, será realizada no dia 17 de junho, a partir das 9h, na sala de reuniões do Departamento de Assistência Social de Pinheiro Machado.

Nenhum comentário: