19 de jul. de 2015

Pinheiro Machado integra calendário de revisões biométricas

Pinheiro Machado integra a lista dos 83 municípios gaúchos que estão passando por revisão biométrica, publicada no Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul. Pinheiro Machado conta com cerca de 10.960 eleitores.

Os eleitores da cidade já começaram a comparecer no cartório eleitoral, para revisão de dados cadastrais e coleta eletrônica de fotografia e impressões digitais. A revisão é obrigatória e o não comparecimento no prazo indicado acarretará no cancelamento do título eleitoral. O prazo encerra no dia 16 de março de 2016.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do sul (TRE-RS) sustenta que a biometria aumenta a segurança no processo de votação, na medida em que o eleitor é identificado por meio das impressões digitais antes de ter a urna eletrônica liberada para o voto. Além disso, a revisão do eleitorado torna o cadastro de eleitores mais fiel ao eleitorado que, de fato, vota no município.

Até o momento, 186 municípios já realizaram revisões biométricas de seus eleitorados do eleitorado. A primeira cidade gaúcha a passar por revisão biométrica foi Canoas, cujo processo ocorreu entre 2009 e 2010. Entre 2013 e 2014, outras 185 localidades realizaram o procedimento. O Rio Grande do Sul possui 1.020.269 eleitores com cadastro biométrico, 12,1% do total de eleitores gaúchos, que é 8.416.106. Na região, apenas Pedras Altas já dispõe do sistema.

Nenhum comentário: