4 de jun. de 2015

Batalha recebe atividades de encerramento do Dia do Vinho

O primeiro domingo de junho é considerado o dia do vinho, data que está no calendário oficial do Rio Grande do Sul. E neste ano, Bagé, Candiota e região será o destino de apaixonados pela bebida, que vem de Porto Alegre para um tour temático. A viagem, organizada pela enóloga Maria Amélia Flores, inicia hoje e vai até domingo.

A programação inicia por Candiota, na Vinícola Batalha, posteriormente na Miolo e a Bellavista Estate, propriedade do narrador Galvão Bueno. Ao fim da tarde, o grupo vai para a Pousada do Sobrado, onde terá um bate-papo sobre a história do vinho no Estado e um jantar campeiro de boas-vindas. Na sexta-feira, Bagé entra no roteiro. Pela manhã, os visitantes vão até a cidade cenográfica de Santa Fé e depois fazem um city tour. A Vinícola Peruzzo recebe os visitantes para um almoço. À tarde, acontecem programações culturais na Pousada do Sobrado e o jantar será no Bistrô.

O passeio também conta com a comemoração de dois anos da Vinícola Guatambu, em Dom Pedrito, no sábado, onde os visitantes ficam o dia inteiro. À noite, retornam a Bagé, onde acontece um jantar à luz de velas com a participação do sommelier uruguaio Daniel Arraspide, que vai falar sobre as fronteiras do vinho do Pampa.

O encerramento das atividades é no domingo, com a visita das vinícolas da Serra do Sudeste, em Pinheiro Machado e almoço na propriedade da família Batalha, com degustação do azeite de oliva.

De acordo com o presidente, Giovâni Peres, da Associação Vinhos da Campanha, estes tours acontecem a cada 90 dias e já virou tradição entre os apreciadores da bebida. Segundo ele, são aproximadamente dois mil hectares de vinhedos na região, que produz 35% das uvas viníferas do Brasil.

Nenhum comentário: