16 de jun. de 2015

Frente Ovinos será lançada amanhã

Amanhã, dia 17, a partir das 11h30min, ocorre, em Brasília (DF), o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Ovinocaprinocultura – Frente Ovinos. A frente tem como presidente o deputado federal Giovani Cherini (PDT-RS). A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) estará representada no lançamento pelo presidente Paulo Afonso Schwab, vice-presidente Arnaldo Vieira Filho e pelo assessor técnico Edegar Franco. 

A Frente Ovinos surgiu com o objetivo de defender uma política nacional de incentivo estimulando a pesquisa, a criação e abate de ovinos e caprinos e foi consolidada durante a XXX Feovelha, realizada no município de Pinheiro Machado, em janeiro de 2015. Com a participação de 241 parlamentares entre deputados federais (218) e senadores (23), a Frente Ovino tem a total parceria e apoio da entidade que cuida do registro dos rebanhos de ovinos do Brasil, a Arco. “Precisamos nos unir para alavancar e profissionalizar cada vez mais a cadeia produtiva”, diz Schwab, que ainda ressalta a importância de se criar políticas nacionais de incentivo, pesquisa e fomento à criação de ovinos e caprinos. 

O evento acontece no mesmo dia em que a Arco se reúne com o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Onaur Ruano, para entregar oficialmente o documento de pedido de Ater - Assistência Técnica e Extensão Rural, programa este que, inicialmente, irá beneficiar agricultores familiares criadores de ovinos do Alto Camaquã e Fronteira Oeste, abrangendo 22 municípios do interior do Rio Grande do Sul, mas que, em breve, deverá ser estendido a outros estados da federação apoiado nos braços da Arco, que são suas associações estaduais.  

Objetivos 

- Criar uma política nacional de incentivo, estimulando a pesquisa, a criação e o abate de ovinos e caprinos 
- Defender a criação de um programa nacional de capacitação contínua para técnicos, produtores e trabalhadores em ovinocaprinocultura 
- Buscar a redução da carga tributária ao longo da cadeia 
- Harmonizar as distorções do ICMS entre os estados 
- Articular e integrar as iniciativas e atividades do governo e das entidades da sociedade civil

Nenhum comentário: