21 de out. de 2015

Contrato agiliza cirurgias de catarata de pacientes pelotenses em Pinheiro Machado

Mais rapidez para quem aguarda por uma cirurgia de catarata através do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse é o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ao contratar o Hospital de Pinheiro Machado cujo atendimento em oftalmologia é referência na região. O documento foi assinado na manhã desta quarta-feira (21/10/15) pelo prefeito de Pelotas Eduardo Leite e o vice-prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga. 

Até o final do mês de agosto deste ano, 1.837 pessoas foram operadas graças a uma parceria com o Hospital de Beneficência Portuguesa de Pelotas, que segue em vigor. Até dezembro de 2016, serão realizadas 1.040 cirurgias, totalizando 2.877. Com a assinatura desse novo contrato, a prefeitura garante mais 600 cirurgias, fechando uma média de 115 por mês, concluindo 3,5 mil procedimentos até o final do governo. “As consultas vão começar no dia 30 deste mês e a primeira cirurgia está prevista para o dia 26 de novembro”, anunciou Eduardo. A prefeitura disponibilizará transporte, para paciente e acompanhante, duas vezes ao mês.  

Além da realização das cirurgias de catarata, o investimento de mais de R$ 500 mil ao ano - oriundo de recursos públicos da gestão da SMS - também prevê o pagamento de consultas oftalmológicas pré e pós-operatórias aos pacientes do SUS. 

De acordo com a secretária de Saúde, Arita Bergmann, o aumento no número de intervenções cirúrgicas é fundamental para que os processos de espera sejam cada vez menores. Atualmente, a espera para a realização da cirurgia após a primeira consulta está em torno de oito meses. Antes, chegou a cinco anos. Esse tempo de espera, explica Arita, se deve aos exames que devem ser realizados, mas também pela estabilidade clínica das doenças coadjuvantes que acomete a grande maioria dos portadores de catarata. “A fila é grande. Por isso esta nova parceria é de extrema ajuda para que essa demanda aos poucos, seja reduzida. É um importante passo", comemora.  

Ansiosa com o anúncio, Lucy da Silva Neves, 86 anos, que está na fila para ser operada, compareceu à cerimônia de assinatura no Paço Municipal ao lado da filha, da neta e da bisneta, e com a foto da sua neta de terceira geração (trineta). “Graças a Deus, até hoje, faço tudo sozinha, mas não tenho conseguido tricotar por causa da minha vista esquerda. Estou com muita esperança de ficar boa”, disse. 

Também participaram da solenidade, o médico oftalmologista responsável pelas cirurgias em Pinheiro Machado, Humberto Schevermann, alguns usuários do SUS que aguardam pela cirurgia de catarata, servidores da SMS, representantes do hospital e da prefeitura de Pinheiro Machado, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jaime Fonseca, entre outros presentes.

Nenhum comentário: