9 de nov. de 2015

Falta de Professores no Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro

Diretor Sandro Rosa fala sobre a Falta de professores no Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro: 

Por que existe falta de professores no Colégio Hipólito Ribeiro? 
Nosso colégio conta com uma comunidade de mais ou menos 1200 alunos distribuídos em três turnos em 33 turmas, há um bom grupo de professores que atuam no colégio e não há sobras de professores, os de regime de 20 horas têm entre 15 e 16 horas, e os de 40 horas têm entre 30 e 32 horas, quando algum professor entra em laudo ou licença, não há quem possa suprir a necessidade da falta. Hoje, estamos trabalhando com 09 (nove) professores que estão em laudo ou delimitados, e a burocracia para contratação e convocação de professores demora para que haja suprimento.  

A 5º CRE quando questionada sobre o assunto diz que está providenciando o suprimento, por que, então há alunos sem aula? 
Com certeza a Coordenadoria tem procurado suprir as necessidades do colégio, no entanto quando professores colocam laudos com menos de 30 dias, não caracteriza afastamento e a mantenedora só irá suprir esta necessidade se houver mais dias de afastamento. O que acontece é que muitas vezes o mesmo professor coloca laudos com dias inferiores, 20 dias, 15 dias, 10 dias e desta forma vai renovando os afastamentos, e assim a mantenedora não enxerga como uma necessidade de fato.  

Por que não chamam novos contratos e nomeações? 
Nomeações estão suspensas pelo governador, e contratos emergenciais só em última necessidade. Alguns dos nossos professores têm convocação de mais horas, ampliação de contrato, mas ninguém mais tem horário para ampliar, nem mesmo querem uma convocação para ganhar em torno de 700/800 reais mensais. De Pelotas, ninguém vem, porque o dinheiro que gastará em passagens de deslocamento é muito alto. Estamos recebendo um contrato novo para suprir a necessidade de Ciências, mas as demais faltas estão em avaliação na CRE.  

Como ficam os alunos sem aula? 
Muitas turmas estão sem professor há bastante tempo, no entanto o diretor tem atendido algumas turmas para que não fiquem sem aula, mas mesmo assim é insuficiente o suprimento. Muitas turmas estão começando um calendário de recuperação de aulas para encerramento do ano letivo.  

Há algum problema para encerrar o ano letivo? 
Está sob controle o encerramento, porque as turmas estão recuperando as aulas, muitas turmas estão realizando um cronograma de atividades compensatórias com trabalhos e seminários sobre determinados conteúdos comuns a cada área, principalmente no Ensino Médio, já no Fundamental, os alunos estão sendo atendidos em turno inverso e aos sábados.  

Quando encerra o ano letivo, mesmo com as recuperações dos dias de greve? 
No dia 19 de dezembro encerraremos o ano Letivo, pois estamos com todos os sábados comprometidos para recuperação das paralisações e greves.

Nenhum comentário: