14 de mai. de 2016

Pinheiro Machado sedia Encontro Regional de Ovinocultura da Pecuária Familiar

Nos dias 6 e 7 de maio aconteceu o 9º Encontro Regional de Ovinocultura da Pecuária Familiar, pela primeira vez sediado no município de Pinheiro Machado. 

O encontro foi realizado no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Pinheiro Machado e contou com a organização da Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pinheiro Machado, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) e Núcleo de Criadores de Ovinos, e teve apoio da Prefeitura. 

No cronograma do encontro, aconteceu o 9º Concurso de Artesanato em Lã e Pele Ovina, Oficinas de Ovinocultura e Artesanato, Apresentação de Invernadas, Torneio de Vaca Mecânica, Desfile Moda Lã, além de oficinas de gastronomia e mateada. 

Na sexta-feira passada (06/05), com apoio da Emater/RS-Ascar, aconteceram os concursos de borregas e de artesanato em lã e pele ovina. Em ambos participaram 30 produtores de diversos municípios da região Sul, especificamente dos municípios de Pinheiro Machado, Santa Vitória do Palmar, Arroio Grande, Herval, Jaguarão, Pedro Osório e Santana da Boa Vista. No total, foram 38 trios de borregas, o equivalente a 114 animais, que foram julgados pelos jurados Gustavo Velloso e Paulo Velloso. 

O concurso de borregas objetiva sensibilizar os produtores para a importância da qualificação do rebanho, de forma genética e produtiva, por meio da visualização e avaliação de matrizes de boa qualidade genética, orientá-los para o uso de animais apropriados ao seu ambiente e atendendo às demandas do mercado desejado de carne e/ou lã, estimulando o artesanato e sensibilizando os artesãos através da realização de concurso, palestras e cursos de qualificações, fortalecendo a ovinocultura da Pecuária Familiar da região Sul. 

O extensionista da Emater/RS-Ascar de Pinheiro Machado, Rafael Lopes, lembra que o município ainda não tinha sediado o evento. “Provoquei as lideranças que trabalham com esta atividade, como a Terra da Ovelha, e nos desafiamos para tal, realizando o concurso juntamente com a semana de aniversário do município”, disse, ao complementar que “o evento foi um sucesso e os produtores estão muito satisfeitos com o que vivenciaram naqueles dias”.

Vencedores do concurso: 
Borregas: 
Merino Australiano: 
1º Lugar: Sandro Rogério Gonçalves Carvalho – Santana da Boa Vista 
 2º Lugar: Paulo Sérgio Carvalho – Santana da Boa Vista 

Ideal: 
1º Lugar: Rosemere Blank – Pedro Osório 
2º Lugar: Altair Rodrigues Blank – Pedro Osório 

Corriedale: 
1º lugar: Rodrigo Magalhães Vaz – Pedro Osório 
2º Lugar: Marília Pires Ribeiro – Jaguarão 

Ile France: 
1º Lugar: Regis Tohmi da Silva – Herval 

Texel: 
1º Lugar: Domingos Loureiro da Silva – Santa Vitória do Palmar 
2º Lugar: Clausa Duarte Rodrigues – Arroio Grande 

Hampshire Down: 
1º Lugar: Marcos Américo Ballejo – Santa Vitória do Palmar 
2º Lugar: Sidnei Gonçalves da Silva – Pedro Osório 

Naturalmente Coloridas: 
1º Lugar: Éderson da Silva Camacho – Pinheiro Machado 

Artesanato: 
Mista: 1º Lugar: Andrea Madruga – Piratini 
Pelego: 1º Lugar: Cristiane Baldez – Pinheiro Machado 
Pele Livre: 1º Lugar: Marisa Silveira – Jaguarão

Nenhum comentário: