1 de jun. de 2016

Grito da Terra ocorreu em Porto Alegre e contou com pinheirenses

Milhares de pessoas participaram, ontem, em Porto Alegre, dos atos relativos a 22ª edição do Grito da Terra Brasil. O lema da mobilização “Para nossa permanência no meio rural: terra, saúde, educação e previdência social” confirmava a série de pautas que seriam destacadas por integrantes das 23 regionais sindicais da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag), que englobam um total de 350 sindicatos da categoria e suas extensões de base. 

A Fetag levou a pauta de reivindicações ao governador do Estado no dia 19; ontem, foi o dia de Sartori respondê-las aos dirigentes da entidade. 

A pauta, no âmbito estadual, inclui temas como os programas de fortalecimento da agricultura familiar, os investimentos em pesquisa para o campo, a manutenção e ampliação do Programa Troca-Troca de Sementes, o acesso à terra, ações para manter os jovens na área rural e a situação da saúde pública. 

O governador destacou a intenção de dialogar com a entidade e que: "as pautas trazidas pelos agricultores através da Fetag são legítimas, verdadeiras e oportunas. Mostram que têm questões urgentes e representativas da agricultura familiar em áreas de interesse de toda a sociedade, como saúde, ambiente e educação, além da política de fomento produtivo e desenvolvimento rural sustentável", apontou Sartori, enfatizando que o governo está aberto ao diálogo para construir políticas de avanço para a agricultura familiar. 

Já o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, afirmou que a entidade também está pronta para dialogar e quer construir em conjunto as ações que são de interesse da comunidade. "Tenho certeza de que avançamos em pontos importantes e queremos deixar as portas abertas para continuarmos a negociação. Entendemos que a saúde e os programas de desenvolvimento da agricultura serão levados pelo governo como prioridades. O que queremos é produzir cada vez mais alimentos de qualidade e a oportunidade de continuar produzindo", assegurou o presidente.  

Nenhum comentário: