30 de jun. de 2016

Retomadas frentes de trabalho na obra da UTE Pampa Sul

Obra estava paralisada desde quarta-feira, dia 22 

Uma liminar, concedida pelo juiz André Vasconcellos Vieira da 2º Vara do Trabalho de Bagé, permitiu que algumas frentes de trabalho na obra da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) fossem retomadas na manhã de terça-feira, após o Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral no Estado do Rio Grande do Sul e o Sindicato dos Trabalhadores na Construção e Mobiliário de Bagé, serem notificados que, sob pena de multa, não poderiam impedir o acesso ao canteiro de obras da Usina. 

A ação de “Interdito Proibitório” foi ajuizada pela empresa M.Roscoe, uma das contratadas da chinesa SDEPCI para atuar na construção da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), e pedia que fosse resguardado o direito de ir e vir no canteiro de obras, possibilitando que, aqueles que não desejam aderir a paralisação, pudessem retomar o trabalho.

“Se, de um lado, o direito de greve é constitucionalmente assegurado, de outro, não está autorizada a prática de qualquer ato que possa importar em restrições para a atuação das empresas envolvidas na execução das obras. Entende-se que o movimento, na forma em que se desenvolve, extrapola o direito de greve, ferindo direito fundamental dos trabalhadores que a ele não aderiram de exercerem suas atividades profissionais”, argumentou o juiz em sua decisão. 

Com a liminar, os trabalhadores que optaram por não permanecer paralisados, retornaram ao trabalho. O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), Hugo Roger Stamm, argumenta que, apesar da ingerência sobre as relações trabalhistas das empresas contratadas e subcontratadas para atuar na obra, a ENGIE Tractebel Energia, empresa que é responsável pela Usina, é afetada pela paralisação e, com isso, acompanha atentamente a situação. 

“Toda forma de representação das reinvindicações dos trabalhadores é legítima e importante, mas não podemos permitir que uma obra da grandeza que é a da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) fique paralisada, podendo comprometer todo o cronograma de implantação da nova Usina”, destaca Stamm.

Nenhum comentário: