1 de dez. de 2016

Luiz Eduardo Batalha recebe Medalha do Mérito Farroupilha

Por iniciativa do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), o empresário Luiz Eduardo Batalha recebeu, nesta quinta-feira (1º), a Medalha do Mérito Farroupilha, distinção máxima da Assembleia Legislativa rio-grandense, destinada a pessoas que que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado. 

A solenidade ocorreu no Salão Júlio de Castilhos e a entrega da outorga foi realizada pelo proponente da homenagem, deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), pelo deputado Zé Nunes (PT), representando a presidência da Casa, e pelo secretário da Agricultura, Ernani Polo. 

Currículo 

Nascido em Santos (SP), em 1946, começou a investir no agronegócio em 1973. Foi presidente e diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga, da Associação Brasileira de Angus, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, da Associação Nacional dos Confinadores, da qual foi fundador, e do Sindicato Rural de Uberlândia (MG), entre outros. 

Em 2004 abriu a Burger King do Brasil, o segundo maior grupo de fast food do mundo, hoje com mais de 600 lojas espalhadas pelo Brasil. Recebeu os Prêmios de Liderança da Marca, reconhecimento que nunca tinha sido dado a um franqueado da América do Sul. O empresário Luiz Eduardo Batalha veio de São Paulo para produzir gado da raça Angus no Rio Grande do Sul. Comprou a Estância Guarda Velha na cidade de Pinheiro Machado em 2004. 

Depois do gado vieram os ovinos importados da Nova Zelândia, os cavalos da Raça Crioula e os vinhedos. Em 2010, começou na olivicultura, plantando 10 mil pés de oliveiras. Com visão de negócio e fazendeiro há 43 anos, Luiz Eduardo Batalha resolveu investir em tecnologia e conhecimento técnico. Trouxe para sua propriedade, em 2012, maquinário completo para o processo de extração do azeite de oliva e contratou consultoria internacional. 

Localizada em Pinheiro Machado, na região da campanha, metade sul do Rio Grande do Sul, a fazenda da família Batalha dispõe de 75 mil pés de oliveiras, em área de aproximadamente 400 hectares. Com o investimento, o empresário movimentou a economia da região e possibilitou novas oportunidades de negócio e empregos para metade sul do Estado. 

Saudações 

Durante a cerimônia, o deputado Luiz Fernando Mainardi saudou o homenageado, destacando a sua dedicação e empreendedorismo, agradecendo por ter escolhido o Rio Grande do Sul para investir, trabalhar e morar. Luiz Eduardo Batalha, ao agradecer a honraria, destacou as qualidades da terra e do clima do Rio Grande do Sul para a produção em geral, e agradeceu aos gaúchos pela oportunidade que teve para ampliar seus negócios com qualidade. “E não vamos parar por aí”, observou, ao citar a implantação de um novo projeto para a produção de pellets de madeira no Estado para exportação. 

Ao concluir, afirmou que já sentia “gaúcho de fato” e, a partir da homenagem estava também se sentindo “gaúcho de direito”. Em nome da presidência da Casa, o deputado Zé Nunes também saudou o homenageado, destacando sua trajetória e afirmando que todos os parlamentares da Casa se somavam à homenagem. 

Presenças 

Além do secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, representando o governador José Ivo Sartori, também prestigiaram a homenagem o ex-secretário da Administração, Jorge Buchabqui; o representante da Farsul, Luiz Cavalheiro Pires; a esposa do homenageado, Ronise Batalha, e um de seus três filhos, Luiz Guilherme Batalha, entre outros convidados e amigos.

Nenhum comentário: