30 de jan. de 2017

Novos potenciais de Pinheiro Machado em evidência na Feovelha

A vitivinicultura e mais recentemente, a olivinicultura, atividades em ascenção em terras de Pinheiro Machado estão em evidência na 33ª Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha), junto ao Pavilhão da Agricultura Familiar. No local estão expostos os produtos fabricados com as uvas e as oliveiras cultivadas no município. 

Na olivinicultura, destaque para a empresa Oliva Agroindustrial, fabricante do azeite de oliva extravirgem Batalha, produzido com variedades de oliveiras de origem mediterrânea. Atualmente, o olival da empresa ocupa 350 hectares com 90 mil pés, na Estrada da Guarda Velha. No estande, o visitante pode degustar e adquirir o produto, classificado como de alta qualidade de atributos sensoriais, rica complexidade de aromas, sabores e sensações, com frescor e saudabilidade. 

No espaço, também podem ser degustados e adquiridos os azeites da marca Verde Louro, de Canguçu. Também estão expostas, outras 11 marcas de outros sete municípios do Estado, como Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Formigueiro, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Candiota e Caçapava do Sul, participantes do Programa Estadual de Olivicultura Pró-Oliva, do Governo do Estado. 

O Rio Grande do Sul registra 400 hectares de novos olivais por ano, possui 160 produtores em 55 municípios. Possui oito indústrias responsáveis pela fabricação das 13 marcas expostas na feira. 

Também estão presentes na Feovelha, através da representante pinheirense, Vivian Alves, vinhos finos e espumantes de várias regiões do Estado, com destaque para a Vinícola Terrasul, de Pinheiro Machado; Don Guerino de Alto Feliz; Aracuri, de Vacaria e Lídio Carraro de Encruzilhada do Sul. Além disso, o visitante pode apreciar e adquirir produtos como sucos, geleias e cervejas do Moinho Graciema, se Santo Antonio da Palma. A 33ª Feovelha vai até amanhã (29), no parque Charrua, em Pinheiro Machado. 

Luciara Schneid 
MTB 7540 - Assessoria de Imprensa Laruê Agência 
Jornal Tradição Regional (O Jornal Oficial da XXXIII Edição da Feovelha)

Nenhum comentário: