20 de set. de 2017

DESFILE DE 20 DE SETEMBRO

Em Pinheiro Machado, cerca de 500 cavalarianos, de 16 piquetes, participaram do desfile de 20 de setembro. As comemorações ocorreram durante a manhã, na Praça Central. Cinco agremiações realizaram desfiles temáticos. 

O Piquete do Xirú abriu o desfile, falando sobre as mulheres. Cabo Toco, que ingressou na Brigada Militar em 1923 e foi a primeira mulher a integrar as fileiras da corporação, recebeu destaque especial. O instinto materno e o culto à religião também foram abordados. 

No primeiro ano em que desfila apresentando um tema, o Piquete à Moda Antiga falou sobre as comparsas à martelo, retratadas como a verdadeira esquila das Cacimbinhas. A ovelha, um dos símbolos do município, foi o grande destaque. 

O Piquete do Pago buscou reforçar a importância da tolerância religiosa, destacando a umbanda, religião de matriz africana trazida ao Brasil pelos escravos. 

O Piquete Redomão mostrou ao público a história das marcações e boladas em potros. Os integrantes reproduziram as diferentes formas de tiro de laço, levando novilhos à Praça Central. 

O Piquete Rafael Pinto Bandeira encerrou o desfile. Os jovens que cultuam as tradições gaúchas foram o tema central da apresentação. O piquete também fez menção especial à participação das mulheres nos festejos gaúchos. 

As agremiações com tema disputam os troféus oferecidos pelo CCTG Lila Alves, pela Prefeitura e pela Câmara de Vereadores. Também desfilaram os piquetes Tradição, Curral de Pedras, Alma Crioula, Guardiões da Olaria, Alma de Potro, Tropeiros de Cacimbinhas, Palanque da Tradição, Piquete dos Farias, Herança do Passado, Lila Alves e o Piquete Pampa e Fronteira. 

O CCTG Lila Alves foi responsável pela organização do evento. A Prefeitura forneceu toda a infraestrutura da festa. Erva-mate e água quente também foram disponibilizadas, em uma parceria entre Prefeitura, Erva-Mate Taquapy e Grupo Semil.







































































































































































































Nenhum comentário: