Nos dias 6 e 7 de maio aconteceu o 9º Encontro Regional de Ovinocultura da Pecuária Familiar, pela primeira vez sediado no município de Pinheiro Machado.
O encontro foi realizado no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Pinheiro Machado e contou com a organização da Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pinheiro Machado, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) e Núcleo de Criadores de Ovinos, e teve apoio da Prefeitura.
No cronograma do encontro, aconteceu o 9º Concurso de Artesanato em Lã e Pele Ovina, Oficinas de Ovinocultura e Artesanato, Apresentação de Invernadas, Torneio de Vaca Mecânica, Desfile Moda Lã, além de oficinas de gastronomia e mateada.
Na sexta-feira passada (06/05), com apoio da Emater/RS-Ascar, aconteceram os concursos de borregas e de artesanato em lã e pele ovina. Em ambos participaram 30 produtores de diversos municípios da região Sul, especificamente dos municípios de Pinheiro Machado, Santa Vitória do Palmar, Arroio Grande, Herval, Jaguarão, Pedro Osório e Santana da Boa Vista. No total, foram 38 trios de borregas, o equivalente a 114 animais, que foram julgados pelos jurados Gustavo Velloso e Paulo Velloso.
O concurso de borregas objetiva sensibilizar os produtores para a importância da qualificação do rebanho, de forma genética e produtiva, por meio da visualização e avaliação de matrizes de boa qualidade genética, orientá-los para o uso de animais apropriados ao seu ambiente e atendendo às demandas do mercado desejado de carne e/ou lã, estimulando o artesanato e sensibilizando os artesãos através da realização de concurso, palestras e cursos de qualificações, fortalecendo a ovinocultura da Pecuária Familiar da região Sul.
O extensionista da Emater/RS-Ascar de Pinheiro Machado, Rafael Lopes, lembra que o município ainda não tinha sediado o evento. “Provoquei as lideranças que trabalham com esta atividade, como a Terra da Ovelha, e nos desafiamos para tal, realizando o concurso juntamente com a semana de aniversário do município”, disse, ao complementar que “o evento foi um sucesso e os produtores estão muito satisfeitos com o que vivenciaram naqueles dias”.
Vencedores do concurso:
Borregas:
Merino Australiano:
1º Lugar: Sandro Rogério Gonçalves Carvalho – Santana da Boa Vista
2º Lugar: Paulo Sérgio Carvalho – Santana da Boa Vista
Ideal:
1º Lugar: Rosemere Blank – Pedro Osório
2º Lugar: Altair Rodrigues Blank – Pedro Osório
Corriedale:
1º lugar: Rodrigo Magalhães Vaz – Pedro Osório
2º Lugar: Marília Pires Ribeiro – Jaguarão
Ile France:
1º Lugar: Regis Tohmi da Silva – Herval
Texel:
1º Lugar: Domingos Loureiro da Silva – Santa Vitória do Palmar
2º Lugar: Clausa Duarte Rodrigues – Arroio Grande
Hampshire Down:
1º Lugar: Marcos Américo Ballejo – Santa Vitória do Palmar
2º Lugar: Sidnei Gonçalves da Silva – Pedro Osório
Naturalmente Coloridas:
1º Lugar: Éderson da Silva Camacho – Pinheiro Machado
Artesanato:
Mista:
1º Lugar: Andrea Madruga – Piratini
Pelego:
1º Lugar: Cristiane Baldez – Pinheiro Machado
Pele Livre:
1º Lugar: Marisa Silveira – Jaguarão