15 de mai. de 2013

Comunicado importante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais


O Sindicato dos Trabalhadores  Rurais de Pinheiro Machado Comunica que O Instituto Federal Sul-rio-grandense – CampusBagé torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado de bolsista, para a FUNÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR para atuar no Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) “AUXILIAR TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA” no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).


Confira o Edital completo abaixo: 

Ministério da Educação
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
Campus Bagé
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC)
EDITAL N° 05/ 2013 - SELEÇÃO EXTERNA DE PROFESSORES - PRONATEC
O Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Bagé torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado de bolsista, para a FUNÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR para atuar no Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC)AUXILIAR TÉCNICO EM AGROPECUÁRIAno Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), atendendo à necessidade de interesse público conforme segue:
1.  DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O processo seletivo será regido por este Edital.
1.2. Ao efetivar a inscrição, o candidato declara estar ciente do conteúdo deste Edital e acata na íntegra as suas disposições.
1.3. A participação no Programa do presente Edital não implicará em redução das atividades normalmente desempenhadas pelo candidato na sua Instituição de origem.
1.4. Dúvidas e informações poderão serão encaminhadas para o e-mail “pronatecbage@ifsul.edu.br”.
2. VAGAS
O processo seletivo visa à contratação de bolsista para a função temporária de professor para o PRONATEC, com perfil e capacitação para atuar no curso já referido neste Edital, oferecido pelo Campus Bagé, tendo as seguintes vagas e carga horária por disciplina:
Curso: “AUXILIAR TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA”
Código de Vaga
Disciplina
Carga horária
nº vagas
01
Zootecnia geral
100
1
02
Agricultura geral
100
1
3. DAS INSCRIÇÕES
3.1. Serão deferidas as inscrições para profissionais que cumpram todas as condições gerais e específicas descritas abaixo:
  • Ter título de Técnico em Agropecuária ou Graduação em Agronomia ou áreas afins em curso reconhecido pelo MEC;
  • Ter experiência comprovada na área da disciplina a ser oferecida no curso PRONATEC CAMPO, através de contrato de trabalho ou carteira de trabalho ou outro documento comprobatório legal;
  • Cumprir o estabelecido na Resolução FNDE 044, de 29 de dezembro de 2006, e a Lei 11.273, de 06 de fevereiro de 2006 (Lei de bolsas); e
  • Cumprir o estabelecido na RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 4 DE 16 DE MARÇO DE 2012.
3.2. Períodos das inscrições: 13 de maio de 2013 a 20 de maio de 2013.
3.3. As inscrições serão recebidas na sala do PRONATEC do Campus Bagé, situado na Av. Leonel de Moura Brizola, n° 2501, e na Unidade Remota Sindicato dos trabalhadores rurais de Pinheiro Machado, Av. Protásio Alves, 1032, no horário compreendido das 8 horas às 11 horas e 30 minutos e das 14 horas às 17 horas e 30 minutos.
3.4. No ato da inscrição, o candidato deverá entregar os seguintes documentos:
3.4.1. Ficha de inscrição preenchida e assinada, disponível no endereço www.bage.ifsul.edu.br;
3.4.2. Cópia da cédula de identidade, autenticada ou acompanhada do original;
3.4.3. Cópia do CPF, autenticada ou acompanhada do original;
3.4.4. Cópia do Diploma, autenticada ou acompanhada do original;
3.4.5. Uma (1) fotografia 3x4cm, e
3.4.6. Curriculum Vitae atualizado com os documentos comprobatórios.
3.5. O candidato, ao efetivar a inscrição, declara acatar, na íntegra, às normas deste Edital.
3.6. Caso não ocorram inscrições no período previsto no item 3.2 deste Edital, um novo prazo será reaberto ou um novo Edital será lançado.
OBS.: Tornam-se sem nenhum efeito as atividades que constem do Curriculum Vitae e que não forem devidamente comprovadas, através de atestados, certificados, diplomas e outros meios legais.
4. HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES:
Serão divulgadas as inscrições homologadas no site http://www.bage.ifsul.edu.br, no dia 22/05/2013.
5. ATRIBUIÇÕES
5.1. De acordo com o Art. 13 da RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 4 DE 16 DE MARÇO DE 2012, são atribuições dos bolsistas no âmbito da Bolsa-Formação do PRONATEC na função de professor:
a) planejar as aulas e atividades didáticas e ministrá-las aos beneficiários da Bolsa-Formação;
b) adequar a oferta dos cursos às necessidades específicas do público-alvo;
c) registrar a frequência e o desempenho acadêmico dos estudantes no sistema de acompanhamento estudantil digital (presenças e faltas) e realizar a atualização semanal dos dados para o Campus responsável;
d) adequar conteúdos, materiais didáticos, mídias e bibliografia às necessidades dos estudantes;
e) propiciar espaço de acolhimento e debate com os estudantes;
f) avaliar o desempenho dos estudantes;
g) participar dos encontros de coordenação promovidos pelos coordenadores geral e adjunto; e
h) elaborar e disponibilizar apostila para utilização no primeiro dia de aula.
6. REGIME DE TRABALHO E REMUNERAÇÃO
6.1. Deve ser observado o constante no Art. 14 da RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 4 DE 16 DE MARÇO DE 2012:
Art. 14 A concessão de bolsas aos profissionais envolvidos na oferta de cursos da Bolsa-Formação do PRONATEC CAMPO dar-se-á conforme o estabelecido pelo art. 9º da Lei nº 12.513/2011, observando as seguintes condições:
I - a carga horária semanal de dedicação ao programa para profissionais que não pertencem ao quadro de servidores ativos e inativos das instituições da Rede Federal de EPCT ficará limitada a 20 horas semanais, salvo a função de professor, que ficará limitada a 16 horas (de 60 minutos) semanais;
II - no caso de bolsista servidor ativo ou inativo do quadro permanente da Rede Federal ou de outra rede pública, a bolsa só poderá ser concedida mediante autorização do setor de recursos humanos da instituição à qual o servidor for vinculado;
III - no caso de bolsista servidor da Rede Federal ou de outra rede pública descrito no inciso II deste artigo, a bolsa ficará limitada a um máximo de 20 horas semanais, salvo a função de professor, que ficará limitada a 16 horas (de 60 minutos) semanais;
IV - na função de professor da Bolsa-Formação, o servidor ativo da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) só poderá atuar e receber bolsa no limite da mesma carga horária regular em que desempenha em sala de aula na instituição.
§ 4º As atribuições e a carga-horária dos bolsistas que são servidores não poderão conflitar com suas atividades e sua carga horária regular, nem comprometer a qualidade, o bom andamento e o atendimento do plano de metas da instituição, conforme § 1º do art. 9º da Lei n° 12.513/2011.
§ 5º É vedado o acúmulo, por um mesmo profissional, de bolsas de diferentes atribuições previstas no Art. 12 RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 4 DE 16 DE MARÇO DE 2012, excetuando-se a de professor, sendo de 20 horas semanais a carga horária máxima em atividades vinculadas à Bolsa-Formação;
6.2. Deve ser observado o constante no Art. 15 da RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 4 DE 16 DE MARÇO DE 2012:
Art. 15 O pagamento das bolsas aos profissionais que atuam na Bolsa-Formação deve obedecer aos seguintes valores por hora de trabalho: o professor receberá R$ 50,00 (cinquenta reais) por hora (60 minutos) de aula, deduzidos da tributação vigente, em conformidade com a(s) carga(s) horária(s) do curso, durante o período em que estiver atuando no curso vigente do seu Campus.
7. SELEÇÃO
7.1. Deve ser observado o constante no Art. 14 da RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 4 DE 16 DE MARÇO DE 2012:
Art. 14 A concessão de bolsas aos profissionais envolvidos na oferta de cursos da Bolsa-Formação do PRONATEC CAMPO dar-se-á conforme o estabelecido pelo art. 9º da Lei nº 12.513/2011, observando as seguintes condições:
§ 2º A seleção de professores, supervisores de curso, profissionais de apoio às atividades acadêmicas e administrativas e orientadores que não pertençam ao quadro de servidores da Rede Federal deverá ser precedida de processo de seleção pública simplificada, por Edital, e da comprovação da capacidade técnica e formação adequada para o desempenho das respectivas atribuições.
7.2. O processo seletivo constará de dois tipos de provas: Títulos e Entrevista.
7.2.1. O processo seletivo será assim conduzido:
- prova de títulos: eliminatória e classificatória;
- prova de entrevista: serão selecionados os 5 (cinco) primeiros classificados na prova de títulos;
7.2.2. Pesos
A análise de Curriculum Vitae terá dois critérios: eliminatório, habilitando os 5 (cinco) melhores para a etapa seguinte, e classificatório, com peso 8 (oito).
Os cinco candidatos habilitados para a entrevista, que tem peso 2 (dois), serão classificados de acordo com as notas obtidas;
7.3. Para a prova de títulos o método de cálculo será assim realizado:
Ao candidato será atribuída uma nota de 0 (zero) a 80 (oitenta) pontos mediante Análise do currículo, com pontuação constituída segundo os critérios abaixo:
Item
Pontos
Valor Máximo
Cursos de pós-graduação na área conforme item 3.1
10
20
Outros cursos de graduação nas áreas afins item 3.1
5
10
Curso de Licenciatura ou curso de Pós-graduação Lato Sensu com habilitação para a docência
5
5
Cursos de Capacitação na área conforme itens 3.1: entre 20 (vinte) e 40 (quarenta) horas de duração
1 por curso
15
Cursos de Capacitação na área conforme itens 3.1: acima de 40 (quarenta) horas de duração
1 por curso
10
Experiência profissional como professor
2 por ano
20
TOTAL
80
7.4. Para a prova de entrevista o método de cálculo será assim realizado:
A prova de entrevista será composta de perguntas objetivas sobre o Programa PRONATEC (40%) e sobre a disciplina específica (60%) da seleção.
8. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
No caso de empate será classificado em primeiro o candidato que comprovar mais tempo de exercício em docência na área específica. Ao persistir o empate, prevalecerá o candidato com idade superior ao concorrente.
9. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
A divulgação dos resultados será realizada na página http://www.bage.ifsul.edu.br no dia 31/05/2013.
10. DOS RECURSOS
Os recursos referentes ao resultado do processo seletivo deverão ser encaminhados em um prazo de até 24 horas após o horário previsto para sua divulgação.
11. DA HOMOLOGAÇÃO DOS RESULTADOS
A homologação dos resultados se dará 48 horas após o horário previsto para a sua divulgação, analisados os recursos pela Coordenação Adjunta do PRONATEC deste Campus.
12. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO
O resultado do processo seletivo simplificado será válido até 31/12/2013, podendo ser prorrogável por 12 (doze) meses.
13. DISPOSIÇÕES GERAIS
13.1. O não cumprimento a contento das atividades de PROFESSOR implicará no desligamento imediato do Programa.
13.2. Eventuais mudanças neste Edital serão realizadas através de ERRATAS.
13.3. Não serão aceitas as inscrições que forem encaminhadas fora do prazo e em lugar diferente do especificado neste Edital;
13.4. Casos omissos serão julgados pela Comissão de Seleção, que será presidida pelo Coordenador do PRONATEC/IFSul.
Roger Junges da Costa
Coordenador Adjunto do Campus Bagé
Miguel Felberg
Coordenador Geral do PRONATEC
IFSul-rio-grandense

8 de mai. de 2013

1° Combate de Potros foi um sucesso

Na noite do dia 04 de Maio de 2013 realizou-se o 1º Remate Combate de Potros, com faturamento total de R$150.500,00 nas vendas dos animais e quase R$10.000,00 no Leilão de coberturas ao qual este valor será revertido integralmente para o Hospital de Pinheiro Machado.

A comissão organizadora agradece aos patrocinadores: Feltrin Sementes - Purina - Distribuidora Alaska - Tropilha da Grota - Abastecedora GKS - Lanche Rita - Agropecuaria Santa Diva - Pioneiro Remates - Blog Eigatimaula - Blog Pinheironline - Sammer Informática - Cabanha Recalada - Cabanha Cala bassa - Cabanha Rebuliço e 3J - Cabanha Liberdade - Cabanha Dona Silvina.

 Apoio indispensável: XI Campereada do Xirú, Sindicato Rural de Pinheiro Machado.

 Realização: Cabanha Santa Eliza e Sesmaria.




7 de mai. de 2013

Simpim - Aviso

Comunicamos os Funcionários Públicos Municipais, que o Assessor Jurídico Dr. Eduardo Mielke, estará atendendo na sede do Sindicato dos Municipários de Pinheiro Machado – SiMPiM, na Rua Dutra de Andrade, 334, dia 16/05/13, quinta-feira, à partir das 16:30 horas.

Obs: Atendimento por ordem de chegada. A Diretoria.

Unidade do SAMU de Pinheiro machado participa da 1ª Semana de Enfermagem em Pelotas

No dia 06 de maio de 2013, começou em Pelotas a 1ª Semana de Enfermagem, onde o SAMU 192 de Pinheiro Machado participa de mais uma capacitação juntamente com o Pronto Socorro de Pelotas e SAMU Regional de Pelotas.
Foi abordado o seguinte tema: "Emergências Clínicas e Traumáticas" ministrado pelo Enf. Roberto Bueno Tyska(Coordenador do SAMU192 São Leopoldo). Sendo Assim, aprimorando os conhecimentos para melhor atender a comunidade de Pinheiro Machado.



Falta de professores em Pinheiro Machado serão supridas no colégio Estadual

O colégio estadual Hipólito Ribeiro recebeu visita da coordenação da 5ª CRE, responsável pela Educação de Jovens e Adultos. A visita gerou boas noticias para o educandário. “Primeiramente, fomos informados de que haverá suprimento de professores na área das Linguagens onde há falta. Também recebemos a minuta do regimento da EJA”, ressaltou Sandro Rosa, diretor do colégio.

Na terça-feira (30), a escola começou a trabalhar na confecção do regimento que deve ser enviado até o dia 10 de maio para a 5ª CRE e, em seguida, ao Conselho Estadual de Educação para aprovação. “Temos agora a garantia de que teremos a implantação da EJA em nosso colégio. Temos 136 candidatos inscritos e serão abertas entre 35 e 40 vagas para o curso que, se tudo der certo, iniciará em agosto. O critério para a seleção será a idade. Quanto mais velho, mais chance terá de ingressar na modalidade”, frisou Rosa.


Fonte: Tradição Regional

Fotos do 2º Campeonato de Basquete e 1º Encontro Cultural de Rua

 
 
 
 
 

 
 
 
 

3 de mai. de 2013

Condecoração de Funcionários Públicos

Ocorreu ontem, dia 02, na Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado a Condecoração de Funcionários Públicos por Tempo de Serviço, a cerimônia foi alusiva às comemorações dos 135 ano de Pinheiro Machado.




Ocorrências – 5º Pel. Pinheiro Machado/RS

A Brigada Militar através de seu Comandante 1º Sgt  – JORGE LUIS NACHTIGALL VAZ comunica as ocorrências no período de 01 de abril a 30 de abril de 2013.
 
Neste período foram atendidas as seguintes ocorrências:
 
  
-  20 Operações de Policiamento (barreiras);
- 05 Lesões Corporais Leves;
- 01 Dano;
- 02 Furtos qualificados;
- 02 Furtos Abigeato;
- 01 Estelionato
- 10 Prisões;
- 03 Ameaças;
- 05 Registros de Ocorrência na delegacia de Policia;
- 13 Apoios a Autoridades e órgãos assistenciais;
- 02 Assistências ao público;
- 22 Averiguações;
- 03 Acidentes de Trânsito com danos matérias;
- 02 Perturbações do trabalho e sossego alheio;
- 32 Autuações por Infração de Trânsito;
- 04 Veículos recolhido ao depósito na cidade de Bagé;
- 07 Policiamentos em local de Evento Público;
- 08 Registros de Comunicação de Ocorrência;
- 03 Registros de Termo Circunstanciado;
- 03 Fornecimentos de Certidões de acidente de trânsito.
 
 
Avisamos aos condutores de veículos automotores que será intensificada a fiscalização quanto ao cumprimento das normas de trânsito, orientamos aos proprietários que observem a tabela de licenciamento:
 
 
 
Dezena Final das Placas:
Data Limite para Pagamento do Seguro Obrigatório, Taxa de Expedição do CRLV e Multas de Trânsito Vencidas
Data Limite de Validade do Licenciamento de 2012
01, 11, 21, 31 e 41
51, 61, 71, 81 e 91
02, 12, 22, 32 e 42
52, 62, 72, 82 e 92
03, 13, 23, 33 e 43
53, 63, 73, 83 e 93
02/04/2013
04/04/2013
09/04/2013
11/04/2013
16/04/2013
18/04/2013
30/04/2013
04, 14, 24, 34 e 44
54, 64, 74, 84 e 94
05, 15, 25, 35 e 45
55, 65, 75, 85 e 95
06, 16, 26, 36 e 46
56, 66, 76, 86 e 96
02/05/2013
07/05/2013
09/05/2013
14/05/2013
16/05/2013
21/05/2013
31/05/2013
07, 17, 27, 37 e 47
57, 67, 77, 87 e 97
08, 18, 28, 38 e 48
58, 68, 78, 88 e 98
06/06/2013
11/06/2013
13/06/2013
18/06/2013
30/06/2013
09, 19, 29, 39 e 49
59, 69, 79, 89 e 99
10, 20, 30, 40 e 50
60, 70, 80, 90 e 00
04/07/2013
09/07/2013
11/07/2013
16/07/2013
31/07/2013 

Importante - Secretaria realiza acordo com o Movimento Tradicionalista Gaúcho sobre o transporte de cavalos

O titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Luiz Fernando Mainardi, recebeu na segunda-feira (29), em Porto Alegre, o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini. O objetivo do encontro foi debater as determinações relacionadas a equinos impostas pelo Decreto nº 50.072, que entra em vigor a partir de 1º de maio, regulamentando a aplicação da Lei da Defesa Sanitária.

A principal reivindicação diz respeito à obrigatoriedade da realização do exame de anemia infecciosa equina para o produtor obter a Guia de Transito (GTA), que também passa a ser exigida para o transporte de cavalos. Para Bertolini, existe uma dificuldade na realização dos exames por serem poucos os laboratórios no Estado, o que vem a encarecer o custo ao produtor.

 Além disso, de acordo com o Decreto, os exames serão válidos por apenas 60 dias o que, para Bertolini, diminuiria a participação dos animais nos eventos como rodeios e cavalgadas. Nós somos parceiros para colocar a Lei em prática, mas esse processo precisa ser realizado gradativamente, é necessário maior prazo para a adequação dos proprietários e o Estado precisa oferecer laboratórios para f acilitar e reduzir os custos, diz.

Solução 
Mainardi propôs a realização de um inquérito epidemiológico, já no segundo semestre deste ano, para que a Secretaria da Agricultura, por meio do Departamento de Defesa Sanitária, possa conhecer o nível de incidência da doença no Estado e, a partir desses resultados, o prazo de validade do exame possa ser estendido por regiões. A partir dos números que serão apresentados ao final do inquérito passaremos a tratar da possibilidade de prorrogar o prazo para até seis meses, dependendo da região, mas para isso precisamos que os produtores cadastrem seus animais e realizem o exame. Essa é uma doença muito importante e precisamos da colaboração do criador para proteger os animais sadios, afirmou Mainardi.

Doença 
A anemia infecciosa equina é uma doença provocada por um vírus que pode ser transmitido por meio do sangue de um animal infectado, através da picada de insetos ou po r agulhas, arreios, leite, placenta, sêmen e pelo soro imune. A anemia não tem cura, uma vez o animal infectado, torna-se portador permanente, podendo apresentar ou não os sinais da doença, sendo assim uma fonte de infecção para outros equinos. Em muitos casos a anemia também pode levar à morte do animal.

O que diz o Decreto 
- Proprietários de equinos não declarados devem fazer o registro dos animais, mesmo em estabelecimentos urbanos; - Para o trânsito de equinos é necessária a apresentação da GTA e para obter a Guia é preciso ter realizado o exame de anemia infecciosa (valido por 60 dias);

 - Todos os estabelecimentos de realização de eventos com concentração de animais precisam estar cadastrados, assim como seus promotores.

 - É necessária a autorização do Serviço Veterinário Oficial (SVO), através das Inspetorias de Defesa Agropecuária, para a realização de qualquer evento que tenha a concentração de animais.



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Confira algumas imagens;






2 de mai. de 2013

Adilson Troca é eleito Presidente Estadual do PSDB-RS


O PSDB gaúcho escolheu seu novo diretório estadual e presidente em convenção realizada neste domingo (28), na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A Chapa PSDB Convergente foi vencedora, com 52% dos votos, contra 48% da Chapa 2. O deputado estadual Adilson Troca foi escolhido presidente e comandará o partido pelos próximos dois anos. Os Delegados Municipais da sigla Paulo Ricardo Rezende (Bela) e o Vereador Édisom Molina acompanharam a convenção na capital. - A partir de agora não existem mais chapas. Estamos todos juntos. Vamos trabalhar de maneira coletiva, unificar o partido, ampliar nosso diálogo interno e reforçar as bases. O PSDB chegará no pleito de 2014 ainda mais forte e unido, afirma Adilson Troca

A Juventude do PSDB reelegeu Michely Petry como presidente e o PSDB Mulher escolheu Angela Sarquiz. A Bancada do PSDB de Pinheiro Machado, composta pelos vereadores Geovane Teixeira, Edisom Molina e Renato, apoiou a chapa 1 que elegeu Troca presidente.




Unidades do Sine Móvel atenderá em Pinheiro Machado


Nesta quinta-feira (02), todos os serviços FGTAS/Sine serão disponibilizados no município de Pinheiro Machado, em frente ao teatro municipal Ludovico Pórzio, localizado na Rua Nico de Oliveira, 763. A unidade atenderá aos interessados no encaminhamento da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Seguro-desemprego e cadastramento para intermediação ao emprego.