27 de mai. de 2009

O esporte em Pinheiro Machado - Parte I

Investimento no esporte nunca foi o forte de nenhuma das administrações que passou por Pinheiro Machado, pelo menos, nos últimos 30 anos. Mais do que competição, o esporte é uma forma de contribuir para o bem-estar e saúde da população, auxiliando ainda para tirar das ruas alguns daqueles que causam tantos danos à comunidade. Em muitas cidades, tornou-se ainda, a saída para livrar muitos jovens de problemas com as drogas.

Para ilustrar essa constatação, resolvi falar dos espaços esportivos disponíveis no município.
Foto: Tiago Fagundes
Neste primeiro post, nada melhor do que falar do único local público gratuito para prática de esportes como futsal, handebol, basquetebol e voleibol em Pinheiro Machado. Pelo menos, a quadra deveria servir para isso. Mas ao chegar na "Pracinha", o que se vê é um pedaço de cimento, com duas traves e duas tabelas de basquete, se é que dá pra considerar aquilo como tabelas.

Não existem demarcações para nenhum dos esportes e a quadra tem muitos desnivelamentos, até perigosos aos descuidados e também para aqueles que jogam todos os dias (apesar do estado do local, é difícil passar pela pracinha algum dia e a quadra não estar lotada).

O local não recebe uma reforma há vários anos. Quando pequeno, me criei jogando bola na pracinha e, pra ser sincero, não me recordo de quando a quadra poliesportiva recebeu alguma manutenção. Mesmo quando a pracinha em si recebia reparos, nos brinquedos e nas telas que à cercam, a quadra esportiva sempre foi esquecida.

Tá certo que, infelizmente, muitas vezes a própria população não colabora na cidade, depredando aquilo que deveria servir para si mesmo. Mas essa não pode ser uma justificativa para o total esquecimento e para o estado deplorável da quadra.

Como a atual administração tem justificado a falta de algumas ações pelo pouco tempo à frente do executivo pinheirense, quem sabe não venha a dar alguma atenção para o local no futuro.

Um comentário:

Vinicius Peraça disse...

Como muita coisa em Pinheiro, a conservação do patrimônio público foi praticamente esquecida nos últimos anos (leia-se 15 anos, talvez). Lembro de quando ia para a pracinha e havia um vigia que cuidava da conservação dos brinquedos. Na praça Angelino Goulart também havia um cuidado maior, inclusive com um vigia também. Porém, a cada dia que passa a cidade fica mais depredada, perdendo as características que lhe davam certa fama no Estado: a de ser um município aconchegante, bem conservado, limpo e de povo hospitaleiro. Infelizmente.