5 de abr. de 2011

Pitaco: Pinheiro Machado ou Cacimbinhas?


Por Tiago Fagundes

Há alguns dias, mantive contato através da internet com o jornalista "pinheirense" Nikão Duarte, há vários anos na capital do estado, onde desempenha sua carreira com sucesso.

Entre as linhas do email que me encaminhou, Nikão, que é neto de Nico Duarte, recentemente homenageado dando nome a Biblioteca Municipal, o mesmo descreveu-me uma provável visita ao município no mês de maio, quando ele e seu tio, Bolívar Duarte (principal doador do atual acervo da Biblioteca) deverão estar na terrinha para visitarem a biblioteca e segundo ele, fazerem um agradecimento especial ao vereador Jackson Cabral, autor da do projeto de lei que deu nome ao local.

Mas um outro assunto, que volta e meia é discussão, principalmente pelos mais vividos na terrinha, virou tema de pesquisa pelo amigo Nikão e deve virar livro: há cerca de cinco anos, ele dedica boa parte de seu tempo a um episódio marcante da história local (a mudança do nome Cacimbinhas para Pinheiro Machado).

"Trata-se de um esforço pessoal, que faço em meio às atividades profissionais (além da empresa de assessoria de imprensa que tenho, também dou aulas no curso de Comunicação da Unisinos e faço doutorado na PUCRS), mas que pretendo concluir em 2012, na forma de um livro", destacou.

Tratando-se da capacidade de Nikão, certamente vem coisa boa por aí.

Mas e você, leitor do blog. O que pensa da mudança do nome de nossa cidade, ocorrida há vários anos atrás? Pinheiro Machado ou Cacimbinhas? Qual sua opinião?

Além da opinião em formato de comentários nesta postagem, também estará no ar uma enquete, que terá seu resultado final publicado no próximo sábado (9).

Em tempo: a enquete é meramente ilustrativa, apenas a título de curiosidade.

Clique Aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

6 comentários:

mourajr@supersul.com.br disse...

Em que pese o entendimento de que Cacimbinhas signifique atraso, o que por diversas vezes já foi propagado pelos mais diversos meios de comunicação, entendo que deveriamos voltar a ser cacimbinhenses. A historia de nossa fundação, que teve como origem a recuperação da visão por lavagem de olhos em nossas aguas, é muito bonita, chega a ser lúdica. A mudança de nome para Pinheiro Machado, por outro lado, não passou de mera politicagem. Cacimbinhas, portanto.

Anônimo disse...

Mais uma vez este assunto, que já foi pauta de discussão, vem à tona e, como é bastante polêmico, tendo em vista que a maior parte da geração mais nova desconhece a história da troca do nome do município, vai ser "pano pra manga".Particularmente sempre lamentei a troca do nome da cidade pelo nome de um político que se quer passou por estes pagos, homenageado pelo Entendente da época sem consultar a população.Porém, hoje já penso diferente, o tempo passou e a cidade construiu uma nova história,e, sem desprezar a lendária Cacimbinhas, que com muito orgulho carrego no peito,não vejo necessidade da troca do nome da atual cidade para Cacimbinhas. Nossas raízes perpetuarão na história deste município independente do nome que a atribuirmos.

Anônimo disse...

Acho q devemos nos preocupar com outros assuntos, este já deu o q falar e ninguém chegou a lugar algum. Concordo com a história, tem o significado positivo, mas vamos viver o presente. Chega de querer voltar no tempo. É Pinheiro Machado e ponto.

Lúcia disse...

Excelente colocação do anônimo das 22:11, concordo em tudo, é exatamente isso.

Luiz Tertuliano Vieira Fagundes disse...

Realmente uma troca de nome não mudará os rumos de nossa terra, mas quando lembro da contrariedade de meu pai e de outros Cacimbinhenses, como o saudoso Janga Lucas que sendo meu vizinho quando eu estudava em Pelotas, sempre me perguntava na sexta-feira se eu ia para lá e na segunda como lá estava, sem nunca pronunciar o nome Pinheiro Machado, e com avanço cada vez maior em procurar nossas origens e nossas tradições, fato esse evidenciado no Globo Rural que resgata as origens e tradições do povo gaucho através da história de criação e desenvolvimento de nossos CTGs pelo Brasil afora, confesso que ficaria muito contente se o nome de nosso município voltasse a ser CACIMBINHAS.

Anônimo disse...

Imagine uma cidade grande e próspera, que um dia Pinheiro Machado será, com o nome de Cacimbinhas. Quem sabe se o pensamento do seu Intendente, também, não considerou essa hipótese e aproveitou a oportunidade da morte de um dos brasileiros mais patíóticos da nossa História, para mudar o nome do município. Além disso, a República deve a sua consolidação definitiva, em grande parte a ação de Pinheiro Machada, quer no campo político, quer na sua defesa pelas armas.