14 de abr. de 2009

Município dá início a vacinação contra a Febre Amarela

Na próxima segunda-feira, dia 20, Pinheiro Machado dará início a vacinação contra a Febre Amarela. O município entrou na área de vacinação após ser encontrado um macaco bugio morto pela doença em Caçapava do Sul, que faz fronteira com o município.

Desta forma, Pinheiro Machado não está na área de risco da doença e sim, na zona de vacinação, como esclarece a Secretaria Municipal da Saúde.

O que é a Febre Amarela? Quais os sintomas?Há dois tipos de febre amarela: a silvestre, transmitida pela picada do mosquito Haemagogus e a urbana, transmitida pela picada do Aedes Aegypti, o mesmo que transmite a dengue.
Os sintomas da doença são muito parecidos com os da dengue: febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular muito forte, cansaço, calafrios, vômito e diarréia.
Aparecem em geral de três à seis dias após a picada (período de incubação)

Como pode ser transmitida?A febre amarela não passa de pessoa para pessoa. A transmissão ocorre quando o mosquito pica um macaco ou um ser humano infectado e depois, ataca alguém que não tenha a imunização.

Onde fazer a vacina?
As vacinas estarão disponíveis nas Unidades de Saúde de Família (USF) todos os dias, no período da manhã, das 10h às 12h e à tarde, das 13h às 16h, bem como na sala de vacinas localizada na Secretaria Municipal da Saúde.

Quem deve fazer a vacina?
Crianças à partir dos nove meses de idade, adultos e idosos.

Quem não deve fazer?
A vacina é contra-indicada para gestantes, pessoas com sistema imunológico debilitado (com AIDS ou que estejam realizando tratamento com corticóides em altas dosagens ou com doenças imunossupressoras) e alérgicas.

3 comentários:

Vinicius Peraça disse...

Muito bom, Tiago. O blog tá cada vez melhor, brou!

Abraço.

Anônimo disse...

Quem passou essas informações para o blog?

Tiago Fagundes disse...

Olha, como essa postagem é de 2 anos e meio atrás, fica difícil lembrar.