14 de mai. de 2009

Coluna de Quinta - Saudades dos Tempos do Dois de Maio

Por Vinicius Peraça
Colunista do Blog

Quando o Tiago me convidou para assinar uma coluna no blog logo pensei que o assunto deveria ser ligado a Pinheiro. Mesmo que ele tenha dado liberdade para publicar o que quisesse, não achei justo falar sobre algo que fugisse totalmente da realidade da cidade e do objetivo do Eigatimaula!. Pelo menos nessa estréia por aqui.

Por isso, resolvi partir para o saudosismo pinheirense nesta primeira coluna. Aliás, dizem que saudades do passado é coisa de velho... Bom, mas deixa pra lá. O negócio é que comecei a procurar as melhores lembranças que tenho de Pinheiro e a primeira coisa que vinha na cabeça, sempre, era o tempo em que estudei no Dois de Maio.

Quem viveu infância e pré-adolescência naquela escola nos anos 90 sabe do que estou falando. Não havia algo melhor do que ouvir a sineta batendo na hora do intervalo e sair correndo para aproveitar 15 minutos de futebol no pátio. Claro, sempre havia o perigo da correria ser flagrada pela diretora, a Gudi, em uma das esquinas do corredor e ir parar na secretaria. Mas até isso era legal, dava emoção ao negócio.

Ou quando matávamos aula para “carnerear” as gurias. Éramos uns piás, dificilmente pegávamos alguém, mas tentávamos. Ah, e tinham também as festas no ginásio do colégio, com a “Explosão Musical Dance Mix”, hehehe. Era bom...

E a época de Jogos da Primavera, então? Aguardávamos a lista com os escolhidos para jogar no ginásio lotado como se aquilo fosse uma convocação para a seleção brasileira de futebol. E quando ganhávamos do Hipólito era uma festa só. “Hi-pólito, bundão!” Era o inimigo a ser batido. Que tempo bom...

Para dizer a verdade, não tenho lembranças ruins dos tempos do Dois de Maio. Foi lá que aprendi a ser gente, que tive alguns dos melhores professores, que fiz algumas das maiores amizades. De vez em quando dá até vontade de voltar no tempo. Mas é só saudosismo. E saudosismo, dizem, é coisa de velho.

Por falar nisso... Acho que caiu um cabelo branco aqui em cima do teclado.



O jornalista pinheirense Vinicius Peraça escreve a seção Coluna de Quinta, onde fala sobre assuntos de Pinheiro Machado. Mas também pode produzir outros textos. Sempre, é claro, às quintas-feiras.

6 comentários:

Alyne Vieira disse...

Também estudei lá do pré até a oitava série,só tenho boas lembranças, tanto dos professores quanto das amizades que fiz, e que com certeza serão para sempre !

Marcelo Souto disse...

Hipólito bundão. hahahahahaahhahaa, piór só eu e o bolão, que rodavamos para jogar os jogos da primavera, hahahahaa, bota tempo bom, que não volta nunca mais.

Anônimo disse...

Grande vinícius...
muito boa a matéria.
Não sou da tua época mas na minha também tinha o "carneriar"...ahuEUOIEH
Muito bom...
Um abração e parabéns pela estréia.

Gislene Farion disse...

Esse “Hi-pólito, bundão!” tem até hoje, haha! Tem coisas que não mudam mesmo...


Adorei a postagem!

joao luiz disse...

quem nao tem saudade daquele tempo!!!
Nao tinha nada melhor q sair da aula ao meio dia e esperar pra c juntar na casa do vinicius de tarde, todo mundo ia pra la jogar bola no patio eu o "fofo" o "rafael da cigana" tinha o joelsom tbm o "cos" noa lembro d todo mundo mas lembro q eu nao pegava nada q nem hoje era o mais derrotado mas tinha uns ai q adoravuuuuuuu as gurias.
ainda tinha os lanche do leopoldo q bem no inicio nao era do leopoldo e era o beiço q trazia e sempre pedia um pedaço...


tinha as ginganas, as "bibida" no ginasioe c eu começar a escrever nao paro hoje!!!

bela postagem "vinny"

quase esqueci do erecto lendario ate hoje!

Renan Vieira disse...

quueee choradera do joão...como não pegava se eu me lembro de uam históóóórica tua ....
pegasse 2 quiridas no colo perto do posto do Diééé .. e virava e beijava uma e daqui a pouco era a outraaa...
o cara é bom...e esse tempo tb era BOOOM!!!

E o hipolito brilhis muitcho nos jogos da primaveris!!