28 de mai. de 2009

De que adianta ajudar?

Em muitas oportunidades, infelizmente na maioria das vezes trágicas, já ficou provado que o brasileiro é um povo solidário. Dois exemplos bem recentes foram as enchentes em Santa Catarina e Pelotas, esta última vista mais de perto por nós, aqui do extremo sul do Brasil.

Milhares de donativos como roupas, alimentos, colchões, enfim, todo tipo de mantimento foi arrecadado. Basta uma campanha de arrecadação bem feita e divulgada, que o brasileiro se ajuda.

Mas do que adianta ajudar?

Há alguns dias, talvez meses, uma reportagem, não me recordo bem se na TV ou jornal, denunciou um local onde havia muito, mas muito destes donativos arrecadados em todo o Brasil para os atingidos em Santa Catarina, simplesmente, apodrecendo em um depósito.

Antes disto ainda, nesta mesma tragédia, foram flagrados profissionais que deveriam fazer os donativos chegarem ao seu destino, ou seja, os atingidos pela tragédia, simplesmente desviando o que foi doado para seu uso e consumo próprio.

Pois nesta semana, não é que também se noticiou que em Pelotas, a situação é bem parecida? Roupas, calçados e móveis arrecadados e que deveriam ter sido entregues as famílias carentes, estão simplesmente estocados em depósitos na cidade pela Prefeitura, a grande maioria, encharcados e mofados.

Até mesmo aqui em Pinheiro Machado já tivemos situações semelhantes, talvez não nestes mesmos termos.

Fiquei pensando em uma palavra para descrever o que pensar a respeito disso. Mas é melhor não publicar. Será que devemos deixar de auxiliar aqueles que tanto necessitam?

Claro que não!

Fazer o bem, ajudar o próximo, sobretudo àqueles que mais necessitam, nunca é demais, mesmo quando se vê coisas deste tipo, que realmente indginam a gente.

Entretanto, aí vai uma dica: quando você pensar em ajudar algum necessitado, doando o que for, procure uma família da qual você conheça a realidade, que necessite realmente e ajude-a diretamente. Faça você mesmo estes mantimentos chegarem a quem precisa.
Pelo menos você terá a certeza de que realmente ajudou alguém, ao invés de ficar apenas com esta ilusão.

Nenhum comentário: