10 de mai. de 2009

Pirâmide Invertida - A região e os contrastes com "lá pra cima"

Por Nadianne Momo
Colunista do Blog

Infelizmente, por razões mil, não são todas as pessoas da região que têm a oportunidade de atravessar os limites da Metade Sul. Digo mais, são poucas as pessoas que já literalmente alçaram vôos para grandes metrópoles, ou conhecem grandes centros do eixo Rio-São Paulo ou grandes cidades. O que isso quer dizer? Muita coisa, pois é conhecendo o mundo a fora, cultura e costumes diferentes é que podemos fazer comparações, tomar conclusões e responder se a região, é o lugar que queremos envelhecer e criar nossos filhos.

Há pontos negativos consideráveis para dizer que não. “Lá pra cima” até o asfalto é diferente. Os carros são mais novos, as oportunidades de emprego maiores, de lazer e diversão então, nem se fala. Mas “lá pra cima”, a fome também é maior, a marginalidade, a corrupção e a bandidagem.

Olhar a nossa região pela janela de um veículo quando a gente volta pra cá dá uma sensação de saudade compensada, mas também de tristeza. Os campos são um deserto, as casas, uma lá, outra acolá. Indústrias? Empresas? Quase não se vê! “Lá pra cima”, são fábricas ao lado de fábricas. As empresas que produzem o que comemos, vestimos e calçamos estão ali, ao alcance dos nossos olhos, gerando também crescimento de regiões, como o ABC paulista. Enfim, outra realidade.

Mas naquelas janelinhas onde os arranha-céus estão com a luz acesa, moram lado a lado, vizinhos que não se conhecem. Na escola, se quer os pais sabem o nome dos professores dos filhos e, assim por diante, além do risco de não votar para casa, ser constante.

Bom ai vem aquela velha história que o estudante universitário, especialmente, costuma dizer: “Vou me formar, mas não quero ficar aqui!”. Pois bem. Boa sorte, eu também já pensei assim. Mas qual o problema com o “aqui”?. Quem disse que aqui é o inferno e lá o paraíso? Onde é melhor ou pior? Se morar em cidade grande fosse o segredo do sucesso, não haveria tantos mendigos por lá.

Cada lugar tem seu ônus e bônus. Tem o lado bom e o lado ruim. Tudo é uma questão de escolha, de eleger prioridades. Interior é o lugar de paz, tranqüilidade. Metrópole de agitação. Cada qual com suas peculiaridades. Só não penso que é justo desprezar a nossa terra, dizer que Pinheiro Machado, Candiota ou Hulha Negra é um fim de mundo, porque não é. As pessoas podem e são felizes por aqui e cada um tem que fazer sua parte para que tenhamos mais qualidade de vida. Eu estou fazendo a minha parte, tentando ao menos, manter as pessoas bem informadas para que com isso, exerçam seus direitos e deveres.


Nadianne Momo é jornalista com pós-graduação em gestão de pessoas. Nascida em Bagé, mas radicada no município vizinho de candiota, estréia hoje no blog assinando a coluna Pirâmide Invertida, que abordará assuntos de interesse da região.

4 comentários:

uiliam Cardoso disse...

Falo tudo, muito boa essa postagem!

ibanez disse...

ai Tiago muito boa essa postagem eu sou prova viva disso td ai que vc escreveu...blz estou lendo sempre que poço e tenho tempo...abraço.

Att.Ibanez
Pedras Altas

Letícia Alves disse...

Muito legal esta postagem...
Eu como uma típica interiorana, que adora pinheiro machado, Hulha Negra.. e que as vezes se renega com a "grande metropoles" Pelotas. Concordo com a Postagem, não gosto e acho de ultima, as pessoas que nasceram, se criam na região sairem falando mal daqui. Longe de vivermos no paraíso... Mas o inferno mora aqui do nosso lado tb! Eu já tive a oportunidade de ir viver bem longe.. além mar... e digo e repito com orgulho. Se as oportunidades seguirem aparecendo Eu não arredo o pé daqui! Mas tb desejo toda a sorte do mundo aos aventureiros... pq a gente só consegue enxerga beleza e valor as coisas... qdo estamos do outro lado!
um bju

Míramis disse...

Concordo plenamente com esta matéria...
Se,pre haverão os prós e contras das metrópolis e do interior, o interesse realmente maior é conseguir equilibrar ambos dentro de sua cada realidade particular...

Márcia Arima
JP