30 de jun. de 2009

Buscando Rumos - Coronéis sem academia

Por Luiz Henrique Chagas da Silva
Colunista do Blog

O Supremo Tribunal manifestou-se recentemente, considerando que não é necessária formação superior para o exercício da profissão de “jornalista’, sendo que um dos votos, o Ministro exteriora que não pode a comunicação prescindir de verdadeiros talentos para escrever, falar ou qualquer outro meio de comunicação e que o fato de não possuírem curso superior não os exime da responsabilidade sobre tudo aquilo que escrevem, falam ou por qualquer meio manifestam.

Não tenho formação superior, mas ainda assim, sinto-me no direito de não concordar com o posicionamento do STF, na medida em que parece que estamos primando pela falta de qualificação para o exercício de uma determinada profissão (jornalista), e traçando um paralelo, poderia alguém atuar no ramo do direito, isto é, ser advogado, sem ter freqüentado um curso superior? Ou ainda, alguém assumir a responsabilidade por uma obra, sem que conheça engenharia? Acho que o paralelo é procedente, o que você acha?

Guardadas as proporções, estamos voltando aos velhos tempos, em que em regiões distantes, designavam-se delegados e coronéis, que nada sabiam de direito, legislação ou quaisquer técnicas policiais, a não ser a agressão corporal em busca de uma confissão, simplesmente se julgavam capazes de aplicar a Lei e exercer uma profissão da qual nada conheciam.

Este era o meu posicionamento até tomar conhecimento das manifestações de um cidadão chamado “Chico Lang’ a respeito dos gaúchos. Realmente os Ministros tinham razão: para trabalhar em televisão (determinados canais) não precisa formação superior, basta ser preconceituoso, ciumento, e não conseguir absorver as glorias de povo que não se destaca por razões pequenas: Grandes Presidentes; Políticos de conduta irretocável; e no futebol, bem ai esta a mágoa dele, títulos mundiais, internacionais, nacionais, equipes que, embora com poucos recursos financeiros, se destacam sempre pela garra e dedicação, legado de um sangue que não aceita mordaça e algemas.

Você conhece CHICO LANG? Sabe quem é CHICO LANG? Só sei que trabalha numa emissora de televisão. Troque de canal ao ouvir este nome. ELE ODEIA GAUCHOS...

IMPORTANTE: Não compre de particulares, produtos muito abaixo do preço, podem ser objeto de furto para comprar droga. Ajude a combater este veneno que mata física e moralmente!


Luiz Henrique Chagas da Silva Henrique é editor do Blog Tu Já Sabia e radialista nas horas vagas. Nascido em Herval, mas pinheirense por opção, assina a coluna Buscando Rumos.

Nenhum comentário: