17 de jun. de 2009

Buscando Rumos - Prisões e mais prisões

Por Luiz Henrique Chagas da Silva
Colunista do Blog

Os órgãos policiais da nossa cidade, entenda-se Policia Civil e Brigada Militar, estão trabalhando com enorme e elogiável dedicação, tanto que você pode verificar pelo numero de prisões efetuadas somente na semana passada, pelo que tomei conhecimento, foram mais de cinco, resta saber se com o problema prisional do Estado, ficarão “guardadas” ou não.

Foram prisões por furto simples, trafico de drogas, furto qualificado e outras atividades ilícitas, mas principalmente, foi uma resposta a marginalidade que começa a se impor em nossa cidade. É preciso que se resolva rapidamente o impasse entre judiciário e executivo no que se refere ao sistema carcerário gaúcho, como falta de condições das instituições prisionais, falta de espaço para abrigar novos detentos, enfim, todos os problemas que já foram apontados até mesmo na grande mídia, o que não pode continuar ocorrendo é uma pessoas sair por alguns segundos de casa (para verificar a pressão no hospital) e quando voltar, ver sua casa arrombada (quando arrancaram fora a grade de ferro junto com um pedaço da parede), pertences furtados e a aposentadoria que recebera naquele dia também sumida.

A regra Constitucional deste País diz que a segurança é um dever do Estado, entenda-se como tal, as três esferas do poder: Federal, Estadual e Municipal, mas, acima de tudo, é um direito do cidadão. Enquanto gastarem o que não podem em coisas que não deveriam, quem sabe não é momento dos lesados pela falta de segurança começar a requer judicialmente o ressarcimento dos danos sofridos?


Luiz Henrique Chagas da Silva Henrique é editor do Blog Tu Já Sabia e radialista nas horas vagas. Nascido em Herval, mas pinheirense por opção, assina a coluna Buscando Rumos.

Nenhum comentário: