Está sendo lançada pelo Ministério da Saúde uma campanha nacional para doação de sangue. Com o slogan “Entre para a Corrente Sanguínea. Doe e convide alguém a doar”, a idéia é transformar o ato de doar em um hábito de vida saudável.
“Queremos contar com o envolvimento de todos que já doam sangue e pedir para que eles convidem mais alguém para doar. Com isso criaremos uma corrente, onde cada doador chama mais um doador”, explica Guilherme Genovez, responsável pela Coordenação da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.
O país teve, nos últimos anos, uma melhora considerável nos índices de doação. Porém, o Brasil opera em constante "estado de emergência" com relação aos estoques nos bancos de sangue. O país é considerado um exemplo em segurança do sangue doado.
Em Pinheiro Machado, foram realizadas duas campanhas municipais de doação em 2008, ambas com sucesso. Entretanto, o Hemocentro Regional de Pelotas, responsável pela estocagem de vários dos municípios da região, entre eles, o nosso, nem sempre opera com níveis satisfatórios de estoque de sangue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário