16 de jul. de 2009

Amarrando Ideias - Conae

Por Marilete Peres
Colunista do Blog

Retornando a esta coluna para “amarrar mais umas ideias”, nesta semana quero comunicar e convidá-los para participar da CONAE - Conferência Nacional da Educação-Etapa Municipal: Construindo o Sistema Nacional articulado de educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de julho, com início previsto para às 8h30min, na Sociedade Recreativa e Cultural Filhos da Lua.

Este evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto, através de uma Comissão Organizadora, da qual faço parte, como representante do Conselho Municipal de Educação. Está previsto a vinda de grandes educadores para debaterem sobre seis eixos que serão analisados.

O Governo Federal realizará em 2010, a Conferência Nacional de Educação e esta será precedida por Conferências em todos os Estados, Distrito Federal e municípios. Podendo os municípios optar por realizarem Conferências municipais ou intermunicipais, no nosso caso será somente deste município.

Quero destacar a importância de realizá-la, porque somente através da discussão de toda a sociedade sobre as políticas públicas educacionais, não somente em âmbito federal, mas também estadual e municipal é possível se traçar à educação que queremos ter, a partir de um levantamento da realidade que temos.

Então, amigos mobilizem-se e participem, porque sabemos que somente é possível termos um país desenvolvido, com boa qualidade de vida, se tivermos uma educação qualificada e para isto temos que dizer que tipo de educação queremos ter e reivindicar as condições dos entes federados para que possamos colocá-la em prática.

O êxito desta Conferência depende da participação de todos os segmentos sociais e principalmente de todos que de uma forma, ou outra estejam envolvidos com a educação.

“Educação direito para todos.

Marilete Peres é professora estadual e municipal. Atua também no Conselho Municipal de Educação e é formadora do curso de Introdução a Educação Digital. Assina a coluna Amarrando Ideias, que aborda assuntos de interesse da cidade, em especial, a educação.

Um comentário:

Ronaldo Bertoni disse...

Posso dizer que me orgulho destas pessoas que brigam pela educação.Assim como devem lutar pela segurança, pela saúde, pelo lazer.
É preciso força, e devemos, sim, tentar.

Acho que um bom início é a análise da realidade, e a partir disso, adaptar os recursos disponíveis às necessidades existentes.


Um abraço a todos que estão nesta toada.
Ronaldo Bertoni
( ronaldo_bertoni2@hotmail.com )