20 de jul. de 2009

Situação do Lixão em Pinheiro Machado é preocupante

A situação do aterro sanitário em Pinheiro Machado, que estoca o lixo recolhido pela Prefeitura, parece estar cada vez em situação mais complicada. Obviamente, com o passar do tempo, a quantidade de lixo é cada vez maior e, além disso, o lixo acaba ficando a céu aberto.
Fotos: Tiago Fagundes
As fotos que ilustram esta postagem (clique para ampliá-las) comprovam a situação. O assunto até ganhou um tópico no fórum da comunidade pinheirense no orkut, criado pelo jovem Janderson Rodrigues.

Além disso, também na Câmara de Vereadores, o assunto foi discutido, quando os vereadores Ronaldo Madruga (PP) e Adroaldo Azambuja (PDT) diziam ter realizado uma visita ao local, após serem comunicados que haviam focos de incêndio no local.

Realmente, a situação é crítica e nada recente. Em dias em que o vento sopra com razoável força, a quantidade de lixo que se espalha pelas propriedades rurais ao redor do que deveria ser um aterro é de impressionar.

Como se não bastasse o lixo produzido pela comunidade pinheirense, o lixão ainda recebe o lixo domiciliar do município vizinho de Pedras Altas. Inclusive, no momento em que eram produzidas as imagens do aterro, um caminhão deste município descarregava a carga no local.


A verdade é que a situação do lixo em Pinheiro Machado, desde a educação da população, recolhimento, tratamento e estocagem precisa de uma solução urgente.

8 comentários:

Vinicius Peraça disse...

Para piorar a situação do lixão, só se colocarem os representantes pinheirenses por lá. Daí vira lixo altamente tóxico.

Joao Faria disse...

Oq q eh isso Vinicius!!!!!!!!!!!!!!

Sacanagem, alem da situação ja ser critica tu ta querendo piorar ela.
Com os representantes por la nao teriamos mais um problema, mas sim 2, o do lixo residencial eo dpo lixo politico (que eh o pior de todos) alem de ser altamente toxico e tambem altamente destrutivel, pq estao destruindo a cidade!

Anônimo disse...

E tbm deveria de ter um jornalista para trazer tudo em primeira mão,não achas Vinicius..

Vinicius Peraça disse...

Jornalistas...? Talvez seja uma boa idéia, dependendo de quais.

Igor disse...

O problema de destinação dos resíduos sólidos (lixo) não é um problema apenas de Pinheiro, todas as cidades e países compartilham deste drama. Podemos tomar, por exemplo, os contêineres cheios de lixo enviados da Europa para o porto de Rio Grande.
O padrão de consumo da nossa sociedade leva a um prognóstico cada vez mais assustador, é muito fácil comprar e jogar fora... o problema é do poder público (infelizmente muitas pessoas pensam assim). A enxurrada de produtos descartáveis é algo assustador para qualquer pessoa que visita um local de destinação de resíduos sólidos. Cerca de 40% dos resíduos sólidos são provenientes de embalagens.
É muito importante uma redução no consumo de embalagens e outras fontes de geração de resíduos, quando possível a reutilização dos materiais é importante que seja feita e por último a reciclagem deve ser estimulada. Temos que pensar nessas três atitudes: reduzir, reutilizar e reciclar. Respectivamente.
É claro que o poder público tem que tomar atitudes providenciais para solucionar o problema, mas isso não é algo que se resolve do dia para noite. Posso citar como exemplo o caso de Pelotas, o aterro de Pelotas foi condenado pela Fepam cerca de 3 anos atrás. Porém, até hoje o poder público não conseguiu solucionar o problema. A construção de um aterro sanitário dentro das exigências da Fepam não é algo tão simples. Alguns municípios da região estão tentando fazer um consorcio para construir um aterro sanitário comum a todos, é importante que Pinheiro participe desta discussão.
Esse é um assunto que dá horas de discussão... ninguém quer lixo perto de casa né!? Mas no momento que estamos consumindo não medimos o impacto desta ação.

Anônimo disse...

Acredito que ninguém esteja querendo que pinheiro se torne um exemplo de gestão do lixo. O que deve ser feito é o mínimo e não simplismente enxer um caminhão de lixo na cidade e despejá-lo a deus dará, como tem sido feito.

Por otro lado, não dá pra comparar a realidade de pinheiro com a de pelotas. É o mesmo que comparar pelotas com são paulo. São cidades de porte totalmente diferentes. E além do mais, temos que procurar buscar soluções é para o lugar onde moramos e não para o planeta.

Igor disse...

O lugar onde moramos faz parte do planeta, o nosso pensamento não pode ser tão resumido.
Tenho certeza que todos querem uma disposição adequada do lixo. Como citado logo acima, não dá para comparar a realidade de Pinheiro com a de Pelotas. Nós temos uma grande vantagem sobre Pelotas, nossa população é muito menor e a geração de resíduos também. Durante a minha graduação tive muito contato com este assunto, e ouvindo relato de profissionais da área, a melhor solução é a integração de municípios vizinhos na busca de um aterro sanitário que contemple a todos. Desta forma a capitação de recursos é mais viável e qualidade do empreendimento nem se fala.
Acredito que com dedicação do Poder Público poderemos ter uma ótima gestão de resíduos sólidos no município.

Janderson disse...

Ao abrir essa discussão no orkut, eu Janderson Rodrigues, tentava ver da população a opinião sobre esta barbaridade, vi q nm todos se vem preocupados com o fato, entretanto esse mal pode se alastrar e ser um mal não só a nós no hj como a nossa familia no futuro, "aterro municipal" ate hj nunk vi aterro afinal um monte de terra com quase 3 metros d altura se nao mais cheio de lixo exposto ao sol nao deve fazer mal ao ambiente neh? e o lixo q eh jogado nas propriedades alheis nao eh problema da prefeitura. Por incrivel q pareça tem gnt q pensa assim, e outra infelizmente em Pinheiro Machado a coisa eh tao dura q pelo meu comentario recebi um depoimento no orkut dizendo q eu deveria sair da internet e ir trabalhar se qria mudança, eu respondi da seguinte forma q eu n sou fncionario da prefeitura mas q concerteza se tivessem aceito a proposta q foi feita ha uns 4 anos atras p reciclagem d lixo q situação n estaria desse jeito e q concerteza se esta ideia fosse exposta hj tbm n seria aprovada pq mtos taxam loucura ao sair da boca de um jovem. Muita gnt fala q está se cobrando cedo, não creio afinal temos já 7 meses d governo dava p ter se importado um pouquinho mais com isso, e vereadores por favor poderiam ter aberto discussao sobre isso antes de mim e do Tiago deixarmos as claras este fato.