19 de out. de 2009

Pirâmide Invertida: Desabafo radical

Por Nadianne Momo
Colunista do Blog

Posso até ser careta, radical ou chata, mas tenho uma opinião formada: prefiro não me relacionar com usuários de drogas. Sei que não é regra, e muitos do que usam precisam de ajuda, mas para mim, o caminho das drogas é igual para todos, começa com o vício e termina com a morte.

É só nos olharmos a história de grandes artistas ou até de conhecidos nossos, algum deles, teve um final feliz usando drogas? Salvo um ou outro que se recuperou da dependência "ou encontrou Jesus", a consequência é a mesma, a vida acaba logo quando acaba o dinheiro para manter o vício, ou quando um traficante vem cobrar e não recebe e em troca atraca uma facada ou dispara um tiro no devedor.

Na nossa região as drogas vêm ganhado espaço cada vez mais. Em Pinheiro, Hulha e Candiota têm os pontos certos e a facilidade para adquirir é incrível. Ainda sou jovem para falar em experiência, mas creio impiricamente que o uso das drogas está muito ligado a oportunidade, a companhia. Claro que só porque se anda com um drogado não quer dizer que se use, mas convenhamos que o caminho é mais acessível para experimentar nestas condições do que ao lado de moças e rapazes de família. Para mim, quem usa drogas tem fraqueza. Não só espiritual, mas também de caráter, se acha um nada, não confia em si e não tem perspectiva de vida, por isso vai na maconha, crack ou cocaína. Não teve uma família, amigo ou amor de verdade para ajudar a levantar nas horas de fracasso. São pessoas fracas, que não são capazes de levantar a cabeça e seguir em frente diante dos problemas. Tolos, que se escondem atrás da chapação porque são covardes!

O desabafo é sim radical, pode ser que um dia mude de opinião, mas por enquanto é isso que penso. Há também quem sabe, até mesmo um usuário que leia este artigo e me ache idiota, mas o desafio a me dar uma razão para usar drogas que não seja: covardia em enfrentar os problemas, falta de personalidade e autoestima, vontade de estar na "moda", o que quer dizer que ele não acredita em si próprio para entrar num grupo por suas características intelectuais e até mesmo física, integrando-se aos amigos, ou vontade de impressionar ou chamar atenção.

Aos usuários eu digo: aproveitem a vida que lhes resta, porque a morte vai chegar (claro que para todos) mas para vocês muito mais rápido, porque a droga corrói o corpo e mente de que usa, leva a ações violentas, roubos, furtos e uma série de crimes, porque "maluco beleza" é apenas uma letra de música bem longe da realidade!

Nadianne Momo é jornalista com pós-graduação em gestão de pessoas. Nascida em Bagé, mas radicada no município vizinho de Candiota, assina a coluna Pirâmide Invertida, que abordará assuntos de interesse da região.

4 comentários:

Unknown disse...

radical de mais! assim vc acaba por fechar mais uma "porta" para os usuarios que querem deixar a dependencia.

Falou bonito,usou palavras elegantes,mas demonstrou ter a cebaça do tamanho de um "dez arregrado"

se afastaria de um amigo, irmao ou filho dependente?
E se acontecer na sua familia?
dira que "ele" nao teve familia,amigos,amor e força para encarar seus problemas?

Nadiane C.S.Momo Spencer disse...

Exatamente!!!! Diria que minha família pecou sim, assim como os amigos deixaram a desejar e por isso a pessoa se tornou uma drogada. E mais, todo mundo sabe os prejuizos das drogas e usa por que quer, então que vá se tratar sozinho. Mas isso não te da direito LUTIANI de me ofender. Opiniões são opiniões e por isso expresso a minha aqui. Meu conceito é este e tens o direito de concordar ou não, mas não de me ofender, isso mostra que as críticas cabem para você mostrando cabeça pequena. Até porque o texto mostra que há exceções, se prestar atenção diz: "Sei que não é regra, e muitos do que usam precisam de ajuda"!
--- Tiago se não publicar este comentário por favor apaga o dela, não vou ser colunista para ser ofendida!!!

Unknown disse...

nao venho aqui para ofender a ninguem.
desde ja peço desculpas,apenas nao concordei com sua posiçao, onde voce colocou e ou, eu entendi que pessoas entram no mundo das drogas por que querem (sem razoes) e que depois disso nao queiram ou nao mereçam ajuda;
acredito que nao seja bem assim.

mais uma vez peço desculpas e prometo que medirei melhor minhas palavras nos proximos comentaris!

abraço

Nadiane C.S.Momo Spencer disse...

Olá Lutiani, tudo bem tudo em paz, desculpa eu qualquer coisa! O bom é que o diálogo sempre é bem-vindo e nos entendemos e respeitamos mesmo com opiniões diferente. Um abraços!!!!