25 de nov. de 2009

Buscando Rumos: Malditos Aposentados

Por Luiz Henrique Chagas da Silva
Colunista do Blog

Não é de hoje que os trabalhadores brasileiros vêm perdendo quando da aposentadoria. Inventaram duzentas maneiras de enfraquecer os salários dos aposentados, até deixá-los beirando ao estado de miserabilidade. Contribuíam sobre o total de seus rendimentos e na hora da aposentadoria, perdiam muito e esta situação foi se agravando ano a ano, governo após governo.

Criaram o tal de "fator previdenciário", uma maneira legal de reduzir os valores devidos aos aposentados. A cada reposição ou aumento do salário mínimo, vai acentuando-se a defasagem da aposentadoria, culminando em que, um trabalhador que galgou a aposentadoria há cerca de dez anos, apresenta hoje uma perda inestimável no seu contra-cheque. O Governo Federal corrige o salário mínimo em, digamos, 10%, e corrige as aposentadorias em 6%. Quanto perdeu aquele que se aposentou com cinco salários mínimos?

Sensibilizado com esta situação, indiferente aos conchavos partidários, preocupado com os aposentados deste País, o senador gaúcho Paulo Paim, corajosamente e contrariando os interesses de seus correligionários, apresentou um projeto acabando com o miserável "fator previdenciário". Este Projeto já deveria ter sido aprovado, no entanto, agora, aparece o Ministro da Fazenda, dizendo que aprovação vai "quebrar" o Brasil, que seus efeitos serão devastadores, piores que a "crise financeira mundial". Porém, cala-se diante do "Bolsa-Cultura" e "Bolsa-Telefone"; cala-se diante dos valores remetidos aos países da América do Sul e ainda afirma que irá lutar com todas as suas forças contra o projeto do Senador Paim.

Malditos aposentados, querem quebrar o País. A propósito, por falar em projeto: de terceiro sargento a capitão não são policiais? Então como explicar o que é pretendido pelo Governo do Estado? E os policiais militares aposentados serão condenados a não receber mais aumentos salariais, sendo equiparados aos da previdência social que lutam para não passar fome?

Luiz Henrique Chagas da Silva Henrique é editor do Blog Tu Já Sabia e radialista nas horas vagas. Nascido em Herval, mas pinheirense por opção, assina a coluna Buscando Rumos.

Nenhum comentário: