21 de nov. de 2009

Pensando Positivo: Respeito é sempre bom!

Por Niaia Sarubbi Resing
Colunista do Blog

Tenho frequentado algumas reuniões da Câmara de Vereadores e fico meio que “enjoada” com o cinismo com que os vereadores se tratam.

Primeiro, que todos, sem exceção, não abreviam os cumprimentos ao público. Muitas vezes, já se passaram horas do inicio da reunião mas, mesmo assim, eles cumprimentam o presidente da casa, os colegas vereadores, as senhoras, os senhores, as autoridades presentes, o secretário disso, o secretário daquilo, os presidentes de qualquer coisa que estiver presente, os funcionários da casa, os vereadores das cidades vizinhas e por aí vai. Acredito eu que seria tão mais prático dizer: “Boa Tarde a todos”. Pronto, já estão todos incluídos.

De repente eu posso estar dizendo bobagem, pois pode ser uma norma. Mas, mesmo se assim for, tem que ter alguém inteligente que possa banir a mesma, uma vez que se torna repetitivo e cansativo para quem assiste.

Geralmente, depois dos cumprimentos de cada um, vem as "espetadas". Quando um fala, o outro pede a palavra para contestar o que foi dito. E fica aquele jogo político: cada um defendendo seu partido ou seus companheiros de partido. Eu pensava que após a eleição, nosso município teria um grupo de pessoas que lutariam pelas suas necessidades e anseios, independente de partido, mas, infelizmente, é o que pouco se vê.

Eu, na minha humilde compreensão, acho que o desrespeito vem desde os palanques, pois é um festival de ofensas em que despejam um monte de coisas sobre as pessoas, sem se importarem se o problema é político ou particular. O importante é jogar no ventilador. Posso dizer isso com propriedade porque já fui candidata a vereadora em 2004.

Além disso, enquanto um fala os outros ficam conversando, rindo, saem da sala, parecem não estar nem aí pra quem está falando.

Uma cidade pequena, onde todos se cumprimentam pelo nome, onde todos sabem das necessidades existentes, por que não se dar as mãos e “unidos” lutar pela melhora do nosso povo? Poderíamos esquecer que existe legislativo, executivo e comunidade, tansformando nossa cidade em um exemplo de união, competência e de fazer acontecer.

Utopia? Não sei, quem não sonha, não vive. E porque não pensar positivo??

Niaia Sarubbi Resing é pinheirense, formada em Publicidade e Propaganda pela Urcamp. Atualmente, trabalha como funcionária pública municipal e assina a coluna Pensando Positivo.

Nenhum comentário: