15 de nov. de 2009

Pinheiro Machado participará de outro consórcio intermunicipal

Além do "Consórcio do Lixo", citado em postagem anterior, o município de Pinheiro Machado também formalizou sua participação no Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios do Rio Jaguarão.

O consórcio, que conta com os municípios de Pinheiro, Aceguá, Candiota, Hulha Negra e Pedras Altas, teve sua formalização assinada em Candiota nesta semana, com a participação dos prefeitos municipais. A origem partiu de um problema em comum: a estiagem que assolou os municípios há três anos gerou uma comissão, que acabou virando fórum e estimulou a criação do consórcio.

A ideia é facilitar o acesso dos municípios a recursos federais, segundo o exemplo bem sucedido de ações similares realizadas no estado e país. A aquisição de produtos também pode ser facilitada, como acontece no Consórcio Intermunicipal do Vale do Caí, que através de representantes, apresentou os pontos positivos e negativos do projeto realizados naquela região. Lá, medicamentos e serviços ligados à saúde são comprados em maior quantidade pelo consórcio, o que faz com o valor seja menor.

Nenhum comentário: