22 de dez. de 2009

Buscando Rumos: É Natal

Por Luiz Henrique Chagas da Silva
Colunista do Blog

O poeta Eusébio Apratto ensina-nos tantas coisas, tantas formas de viver melhor e com mais proveito para a construção do nosso futuro. Em sua obra de incomparável beleza, afirma:

"Há uma verdadeira inversão de valores. Não se mede mais o homem pela sua capacidade de dar, de legar aos seus contemporâneos as luzes do seu saber ou exemplo da sua moral, mede-se, avalia-se, isto sim, pela astúcia de tirar, pela habilidade de negar, pela arte de extorquir. É o homem econômico invadindo a ceara do homem-moral. É o sacrílego que em nome de Deus tripudia sobre os homens de fé. É o beijo de Escariotes presente em toda mesa sem pão. Assim é a vida! Assim é o homem!"

Se analisarmos o texto acima, facilmente será notado o quanto o poeta estava certo já naqueles anos (1968), de onde menos acreditamos vir a sofrer alguma decepção, será de onde provavelmente virá. Mas, neste período do ano, quando se aproxima o Natal, alguns corações parecem sofrer influências, parecem buscar aprender com a "mensagem divina e material, personificada no Menino Deus", que, inegavelmente, é uma fonte de luz. E o que é luz senão vida? Porque manter a chama de nossas vidas apagadas, renegando luz ao nosso caminho, ao caminho dos outros que se acercam de nós, e que buscam, não necessariamente uma fonte de riqueza ou sabedoria, mas, não raramente, sentem sede de um mero sorriso. Porque negar?

"Se acendêssemos todas as luzes de nossas vidas, teríamos um mundo iluminado, tão iluminado que quem tem sede, veria a água e quem tem fome veria o pão" (Eusébio Apratto).

Hoje, em que nos aproximamos do Natal, quero deixar aqui, o meu sentimento de que errei muito este ano; de que não fui capaz de retribuir tudo o que recebi; que fui em certos momentos intolerante, inoportuno e quem sabe até injusto, mas com a certeza de que busquei acertar, de que busquei corrigir meus erros e, por isso, peço que saibam compreender minhas limitações, saibam entender minhas deficiências, mas principalmente tenham a convicção de que é com a luz da minha vida absolutamente acesa, que desejo a todos, é que neste Natal, "renasça em cada um de vocês a chama da esperança e que o calor da fé seja contagiante e aqueça o coração de todos, dando forças para continuar, dando coragem para enfrentar e muita fé para vencer".

Luiz Henrique Chagas da Silva Henrique é editor do Blog Tu Já Sabia e radialista nas horas vagas. Nascido em Herval, mas pinheirense por opção, assina a coluna Buscando Rumos.

3 comentários:

Carlise disse...

Que linda mensagem!!!!! Belas e sábias palavras (como sempre!)

Aproveito a deixa e fica o meu desejo ao pessoal de Pinheiro, que tão bem me acolheu quando passei a ser moradora, hoje apenas visitante, o meu Feliz Natal pra todos!!!

Jovânia Oliveira Farias disse...

Linda mensagem, meu amigo Chagas. Saiba que todos nós erramos e o que importa é percebemos nossos erros e tentarmos acertar na próxima vez.Você, com sua humildade e dignidade, sempre foi assim. Diferente de alguns, que com sua arrogância se acham sempre certos. Minha eterna admiração por ti, este amigo que hoje tenho orgulho de chamá-lo assim.Você é demais!!!!!!!!! Te admiro e respeito, pois isso é pra quem merece e vc merece com certeza. Feliz Natal!!!

Jovânia Oliveira Farias disse...

Carlise, minha linda amiga.Pessoa competente, responsável, querida e que tenho tanta saudade.Posso falar de mim, então... te acolhi pq vc mereceu, vc nos conquistou com seu jeito... te adoro. Feliz Natal, querida.