7 de dez. de 2009

Coluna de Quinta - Derrota do Grêmio foi boa para o futebol

Excepcionalmente, nesta segunda-feira.

Por Vinicius Peraça

Colunista do Blog

Que me perdoem os moralistas, mas a derrota do Grêmio descaracterizado contra o Flamengo foi o melhor para o futebol.

A rivalidade é o tempero desse jogo, um dos grandes baratos dessa coisa apaixonante que faz até o mais racional dos cirurgiões virar uma criança descontrolada em uma arquibancada com um rádio colado ao ouvido. Que graça teria o seu time vencer se não houvesse um amigo torcedor do adversário para ouvir a flauta?

Não tenho dúvidas que o Grêmio não quis vencer o Flamengo. Da mesma forma que não tenho dúvidas que o vice-campeonato do Internacional é fruto da sua falta de competência para levantar taça, mesmo com um time milionário.

Quando o Tricolor deixa de ajudar o seu maior rival, dá esperanças de que o futebol continua com sua essência mantida, apesar de todo o falso moralismo que toma conta de alguns profissionais da mídia e das quatro linhas.

Se o Grêmio tivesse vencido o Flamengo e o Internacional conquistado o quarto título brasileiro graças a isso, seria a vitória do profissionalismo sobre a paixão. De um esporte cada vez mais sisudo e movido pelo dinheiro mundo afora. E futebol, amigos, é paixão. É irracionalidade. É xingar a mãe do juiz mesmo quando ele está coberto de razão ao anular um gol do seu time. É chamar de perna-de-pau o craque que segundos depois faz o gol da vitória. É acordar de mau humor na quinta-feira porque seu time foi goleado na quarta à noite.

Essa é a essência desse jogo. Dribles, gols e toda a emoção do futebol só estão impregnados em você, em mim e em milhões de pessoas no mundo porque a paixão nos move. Só esse sentimento é capaz de levar milhares de colorados ao Beira Rio e fazer o estádio tremer. E com um gol do Grêmio!

A derrota do Grêmio, intencional ou não, só fez bem a um jogo de rivalidades e, tomara que continue assim, movido pela nossa paixão.

O jornalista pinheirense Vinicius Peraça escreve a seção Coluna de Quinta, onde fala sobre assuntos de Pinheiro Machado. Mas também pode produzir outros textos. Sempre, é claro, às quintas-feiras.

4 comentários:

Gislene Farion disse...

Baita texto, adorei!

Renan Vieira disse...

Só tenho uma coisa pra dizer... chooooraa macaquitooss... parabéns pela TRIVICE coroa... hahahahahahahaahah

Marcelo Souto disse...

Concordo com o texto. Eu não iria comemorar um título que viesse através dos pés do meu maior rival. Aqui no estado está a maior rivalidade do Brasil. E é por isso que temos dois clubes grandes, em um estado pequeno comporado com potências como São Paulo,MG ou Rio de janeiro.Também aceito a opinião do colunista quando ele escreve que o inter perdeu um campeonato ganho. Mas comemorei o segundo, pois o segundo lugar leva para a libertadores e o oitavo não. Prefiro ser tri vice do que tres anos sem levantar uma taça. abraços vermelhos !!!

Julio Peraça disse...

Esse é meu irmão! Hehe. Parabéns pelo texto!