12 de jan. de 2010

Amarrando Ideias: Colégio Hipólito Ribeiro, mais uma missão cumprida

Por Marilete Peres
Colunista do Blog

No dia 09 de janeiro, às 20h30min o Colégio Hipólito Ribeiro realizou a solenidade de conclusão do Ensino Médio das duas turmas de 3ª séries, no Ginásio Municipal.

Eu, como professora desse Colégio e regente dos componentes curriculares de Geografia e Sociologia da 3ª série A, que funcionava no turno da manhã e coordenadora pedagógica do noturno, me sinto muito feliz por mais uma etapa vencida.

Quero homenagear meus queridos alunos e relembrar que no início do ano letivo, fiz uma reflexão com eles, que este era o último ano de estudo deles neste educandário, que logo em seguida cada um seguiria por novos caminhos, consequentemente era uma ano de grandes decisões, porque deveriam definir que metas queriam alcançar, alguns ficaram muito preocupados, outros nem tanto, mas sei que os fiz refletir.

A 3ª série do Ensino Médio é uma verdadeira encruzilhada, é uma desacomodação depois de anos em que eles sabem que a cada ano letivo têm um porto seguro, professores e colegas já conhecidos para conviverem, a partir de agora os caminhos são incertos e desafiadores, devem transpor barreiras para atingirem os objetivos almejados.

A cada conclusão de curso fico com um sentimento de perda, porque me apego muito a meus alunos e não os terei mais andando pelos corredores, fazendo barulho com brincadeiras e risos na sala de aula, o olhar brilhante diante de uma proposta nova de trabalho que levo para sala de aula, o interesse em cumprir desafios e o prazer em vencer o que foi proposto, o despertar da cidadania e o que é ser cidadão, o interesse pela política e de como eles podem ser a diferença no nosso município, estado e país, mas por outro lado, fico muito feliz por ter contribuído no crescimento de cada um deles e de ter ajudado para que possam abrir novas portas e irem ao encontro de novos horizontes, que espero que sejam de muito sucesso.

Agora nós, professores, ficaremos esperando notícias de que um passou no vestibular, outro foi para o IFSUL, outro conseguiu um bom emprego, outro já está se formando numa Universidade, outro se candidatou a vereador ou prefeito e venceu as eleições, outro conseguiu um bom emprego fora do município, ainda outros entraram para o mercado de trabalho no comércio local, mas cada um deles permanece em nosso coração e “torcemos” para que sejam felizes e nunca se esqueçam de nós, porque com certeza nunca os esqueceremos. Vão em frente meus queridos amigos, que Deus os proteja e conceda a vocês um futuro brilhante e que acima de tudo se realizem plenamente tanto profissional como em suas vidas.

Ontem a noite, a equipe diretiva do Hipólito Ribeiro fez com a mãe águia que empurra seus filhotes no despenhadeiro para que alcem vôos sozinhos. Sucesso e não tenham medo de serem felizes.


"Não vos aconselho o trabalho, mas a luta. Não vos aconselho a paz, mas a vitória! Seja o vosso trabalho uma luta! Seja vossa paz uma vitória!"

Nietzsche

Marilete Peres é professora estadual e municipal. Atua também no Conselho Municipal de Educação e é formadora do curso de Introdução a Educação Digital. Assina a coluna Amarrando Ideias, que aborda assuntos de interesse da cidade, em especial, a educação.

2 comentários:

Gislene Farion disse...

"não os terei mais andando pelos corredores, fazendo barulho com brincadeiras e risos na sala de aula"

acho que eu me incluo nesses, hehe! obrigada pelo carinho de sempre, professora! beijos :)

Fabricia Freitas disse...

"...A 3ª série do Ensino Médio é uma verdadeira encruzilhada, é uma desacomodação depois de anos em que eles sabem que a cada ano letivo têm um porto seguro..."

É a mais pura verdade...agora cada um busca um rumo diferente pra trilhar ... caminhos incertos... alguns ainda muito pouco desbravados por outros,

Mas é isso aí... com certeza sentirei saudades... e obrigada pelo apoio que sempre concedeu a nós e a mim [de uma maneira especial]

"...Agora nós, professores, ficaremos esperando notícias de que um passou no vestibular, outro foi para o IFSUL..."

essa notícia eu prometo! [IFSUL]
um grande abraço professora Marilete!!!